Home » Rússia joga duro com Trump à espera de vitória militar

Rússia joga duro com Trump à espera de vitória militar

by admin

Escrito en GLOBAL el

Vladimir Putin endureceu sua posição em relação a um acordo de paz com a Ucrânia na crença de que a Rússia pode vencer a guerra ao atingir seu objetivo principal: assegurar uma “ponte de terra” ligando firmemente a Crimeia a seu território.

A partir da Crimeia, Moscou tem controle sobre a margem norte do Mar Negro e o Mar de Azov. Ali estão portos da Rússia que não congelam durante o inverno e oferecem saída para o mar Mediterrâneo.

Às vésperas do anúncio feito pelo chanceler Sergei Lavrov, Putin telefonou para o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, reafirmando o acordo estratégico entre os dois países.

O sequestro, pelos Estados Unidos, de um petroleiro que carregava combustível da Venezuela para Cuba alarmou Moscou.

Impedida pelo governo Lula de aderir aos BRICS, a Venezuela depende de sua relação com a China e a Rússia.

Alvo de duras sanções dos EUA e da União Europeia, a Rússia conseguiu contorná-las com a ajuda dos aliados dos BRICS.

Trump trabalha para fazer do Brasil um parceiro júnior no hemisfério, assim como faz com a Japão na Ásia e Israel/Arábia Saudita no Oriente Médio.

O plano dos Estados Unidos para encerrar o conflito na Ucrânia é visto como favorável ao Kremlin.

Mesmo assim, o chanceler Sergei Lavrov rejeitou publicamente oito dos 28 pontos:

Congelar a frente de batalha nas províncias de Zaporijia e Kherson; retormar a usina nuclear de Zaporijia sob controle da Agência Internacional de Energia Atômica; congelar a expansão da OTAN, em vez de fazê-la retroceder às fronteiras de antes de 1997; estacionar caças europeus na Polônia; dar garantias de segurança à Ucrânia que não sejam aceitas pela Rússia; confirmar a soberania da Ucrânia; aceitar a proteção de minorias religiosas na Ucrânia sob regulamentação da União Europeia.

Guerra de propaganda

A Rússia disseminou imagens de soldados assumindo o controle da cidade de Seversk, na bacia do rio Donets.

A Ucrânia afirma que é propaganda.

Os principais jornais ucranianos vendem ao público local a ideia que a Rússia está pagando um preço alto por conta dos ataques de drones contra suas instalações petrolíferas.

Para responder ao Kremlin, o presidente Volodymyr Zelensky postou uma foto sua em Kupiansk, alegando que tropas ucranianas cercam soldados russos na região.

Hoje a União Europeia assumiu indefinidamente o controle de U$ 300 bilhões em bens da Rússia que estão congelados em seu território.

Os europeus trabalham contra o plano de paz proposto pela Casa Branca.

O chanceler Lavrov, ao rejeitar 8 pontos do plano de Trump, disse que a Rússia já mudou sua Constituição para incorporar inteiramente as repúblicas de Lugansk e Donetsk, além das províncias de Zaporijia e Kherson.

Ou seja, segundo ele o país não fará concessões territoriais a Kiev.

Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar

Créditos

You may also like