Melbourne (Austrália) – Não foi apenas a lista masculina do Australian Open que foi divulgada nesta terça-feira, também saiu a feminina, que é liderada pela bielorrussa Aryna Sabalenka, finalista das três últimas edições, conquistando o título em 2023 e 2024 e ficando com o vice em 2025.
A atual campeã Madison Keys irá defender a conquista do começo deste ano na próxima temporada em Melbourne. Também não poderia ficar de fora a polonesa Iga Swiatek, que aparece na segunda colocação no ranking da WTA e já venceu os outros três Grand Slam, mas nunca passou da semi na Austrália.
Entre as principais ausências estão a norte-americana Danielle Collins (64ª) e a tunisiana Ons Jabeur (76ª), únicas top 100 que ficaram de fora. Em contrapartida, a tcheca Karolina Pliskova, a chinesa Yafan Wang e a tailandesa Mananchaya Sawangkaew entraram na disputa usando o ranking protegido.
A última a entrar direto na disputa foi a então 103ª do mundo, no ranking de 8 de dezembro, que foi o utilizado para a definição das classificadas, a francesa Leolia Jeanjean. Já entre as convidadas, três já foram escolhidas: a australiana Emerson Jones, a norte-americana Elizabeth Mandlik e a cazaque Zarina Diyas.
