A saber, o Vasco se sagrou campeão do torneio no ano de 2011, quando derrotou o Coritiba na grande decisão. Na ocasião, sob o comando de Ricardo Gomes, o Cruzmaltino sofria com um jejum de títulos de oito anos.
A equipe contava com jogadores imortalizados pela nação vascaína. Entre estes o goleiro Fernando Prass, o zagueiro Dedé e com o icônico lateral Felipe Maestro, que na ocasião, atuou no meio de campo.
Por onde andam os jogadores do Vasco?
Defesa
Fernando Prass: o goleiro teve papel fundamental na conquista do título do Vasco em 2011. Na sequência, Fernando Prass disputou a Libertadores pelo Cruzmaltino no ano seguinte.
O arqueiro vascaíno foi contratado pelo Palmeiras no ano seguinte, permanecendo no Palestrino até 2019. O jogador ainda soma breve passagem pelo Ceará antes de se aposentar em 2021.
Allan: joia do Vasco, Allan atuou na vitória do Gigante da Colina contra o Coritiba. Na sequência, o jogador se transferiu para a Udinese, da Itália, no ano seguinte.
Allan obteve grande destaque com a camisa do Napoli. Sendo assim, o lateral do Vasco passou por Everton, da Inglaterra, Al-Wahda, do Oriente Médio, e por fim, regressou ao futebol brasileiro para vestir a camisa do Botafogo em 2024. O jogador está em atividade.
Dedé: outro jogador que entrou para a história do Vasco. O zagueiro Dedé deixou o Cruzmaltino para atuar pelo Cruzeiro, onde se sagrou bicampeão brasileiro. No entanto, o zagueiro, que ainda atuou por Athletico-PR e Ponte Preta, teve a encerrada em 2023 devido a uma série de lesões.
Anderson Martins: O jogador deixou o Vasco após o título da Copa do Brasil. O jogador assinou um contrato com o Al-Jaish, do Catar.
O defensor ainda atuou por outros clubes antes de retornar ao Gigante da Colina em 2017. A segunda passagem de Anderson Martins pelo Vasco foi curta, pois o jogador optou pela rescisão contratual.
Anderson ainda soma passagens por São Paulo, Bahia e CSA, tendo se aposentado em 2022.
Ramon Motta: O lateral-esquerdo do Vasco deixou o clube para atuar pelo Corinthians. Na sequência, o jogador foi emprestado ao Flamengo e ao Besiktas, da Turquia.
O jogador retornou à Colina em 2017, mas sofreu uma grave lesão que o afastou dos gramados. Atualmente, Ramon é comentarista esportivo.
Meio de campo
Eduardo Costa: volante do Vasco deixou o clube para regressar à Santa Catarina, seu estado de origem. Eduardo atuou pelo Avaí, atuando até o ano de 2015. Atualmente, o jogador trabalha como técnico.
Rômulo: O volante também é cria do Vasco e obteve grande destaque em sua passagem pela Colina. Na sequência, Rômulo atuou pelo Spartak Moscou, da Rússia.
O jogador também soma passagens por Flamengo, Grêmio e Shijazhuang Ever Bright, da China. Rômulo retornou para o Vasco em 2021, mas não obteve o mesmo sucesso. O atleta está aposentado.
Felipe: considerado o Maestro do Vasco, o lateral, que virou meio campo, é o jogador com o maior número de títulos pelo Vasco.
O último time defendido por Felipe foi o Fluminense, onde pendurou as chuteiras em 2013. Maestro atuou como técnico no Bangu e Volta Redonda, hoje trabalha ao lado de Pedrinho, como diretor técnico do Vasco.
Ataque
Diego Souza: o camisa 10 Cruzmaltino deixou o Vasco após ser negociado com o Al-Ittihad, da Arábia Saudita, em 2012. No entanto, Diego Souza deixou o clube após três meses por atrasos em salários.
O meia somou passagens por outros clubes do futebol brasileiro. O último time de Diego Souza foi o Sport, em 2023.
Eder Luís: conhecido pela velocidade e pela parceria com o lateral Fagner, Eder Luis marcou o segundo gol do Vasco contra o Coritiba, no jogo da conquista do título.
O jogador deixou o time da Colina em 2013, quando foi negociado com o Al-Nasr, dos Emirados Árabes Unidos. A saber, a passagem de Eder pelo Oriente Médio foi curta, e o jogador regressou ao Vasco em 2015.
O jogador encerrou a sua carreira em 2020.
Alecsandro: centroavante e um dos artilheiros do Vasco, Alecgol não permaneceu por muito tempo no Gigante da Colina. O atleta deixou o Vasco em 2012, quando foi atuar pelo Atlético-MG.
Alecsandro ainda somou passagens por outros clubes brasileiros, mas optou por encerrar a carreira em 2023. Atualmente, o ex-jogador se dedica ao futevôlei.
Fonte: RTI Esporte
