Nesta terça-feira, 25/11, o ministro Alexandre de Moraes, do STF, determinou o início do cumprimento da pena do ex-presidente Jair Bolsonaro. Ele foi condenado a 27 anos e três meses de prisão por liderar tentativa de Golpe de Estado.
Apesar de poder ficar preso em regime fechado por aproximadamente sete anos, de acordo com o UOL, o político tem chance de conseguir direito à prisão domiciliar antes desse período. Advogadas falaram que o marido de Michelle Bolsonaro poderá progredir ao regime semiaberto após cumprir seis anos e nove meses em regime fechado.
Segundo as informações da profissional, Jair precisa cumprir 25% da pena total para ter direito à progressão de regime. “Analisando especificamente o requisito objetivo para progressão (o lapso temporal) e o requisito subjetivo (boa conduta carcerária), comprovado o bom comportamento, o ex-presidente poderá progredir ao regime semiaberto após cumprir seis anos de nove meses em regime fechado“, disse advogada criminalista Ana Krasovic, ao UOL.
Pedido de prisão domiciliar
A defesa de Bolsonaro pode solicitar a prisão domiciliar devido a idade avançada e problemas de saúde. “É necessário que os advogados comprovem o risco à saúde do ex-presidente se ficar mantido em local sem a devida assistência médica”, pontuou Ana Krasovic.
Regina Duarte surpreende com reação à prisão de Jair Bolsonaro
A atriz e artista plástica Regina Duarte, que integrou o governo de Jair Bolsonaro como Secretária de Cultura por três meses, voltou a movimentar as redes sociais após a prisão preventiva do ex-presidente, decretada na madrugada do último sábado, 22. Em uma atitude considerada inusitada por seguidores e críticos, Regina optou por não comentar diretamente o episódio, mas publicou em seu Instagram um print de uma postagem antiga feita originalmente em maio deste ano em que compartilhava uma frase de Olavo de Carvalho (1947-2022), escritor e filósofo que foi um dos principais apoiadores de Bolsonaro.
A frase reproduzida por ela dizia: “Chegará o dia em que a internet se tornará a maior ameaça a ditadura brasileira, e o governo, desesperado, tentará de todas as formas regular e censurar, mas falhará miseravelmente”. Regina acrescentou uma legenda que aparece incompleta no print, mas que diz: “Estou pronta para lutar pela minha liberdade de expressão”.
Pouco depois, a atriz também republicou um vídeo creditado à Jovem Pan, no qual Renato Bolsonaro, irmão do ex-presidente, lamentava a prisão e classificava o ato como “a conclusão de uma injustiça”. No decorrer do vídeo, surgem dizeres sobre a imagem de Renato: “Sou Bolsonaro, sempre fui. Sempre apoiarei o brasileiro puro e honesto que ele sempre foi. E apoiarei quem ele indicar para o futuro!”. Não está claro se o texto foi inserido por Regina ou se já fazia parte do material antes de ser repostado.
Leia também: Elizabeth Savala não deixa passar e manda recado após autora da Globo celebrar prisão de Bolsonaro
