Familiares e amigos lamentaram, nesta terça-feira (25), a morte de Jessé Ramos de 72 anos, baleado no pescoço durante um assalto. O idoso era considerado um homem generoso e muito conhecido nas comunidades do Jardim Araçagy e Cohatrac, em São Luís. A prisão do suspeito aconteceu no bairro Janaína, durante uma operação integrada da Delegacia de Proteção à Pessoa (DPP) com apoio do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP).
Parentes e amigos destacaram a trajetória e o caráter de Jessé Ramos.
“Tio Jessé sempre será lembrado por sua generosidade, força e intrepidez. Vai deixar muitas saudades”, declarou Jorge Andrade, parente.
“Amanhã ele ia participar de uma corrida. Foi buscar a camisa e tudo! Sempre me pegava no braço e falava: ‘oi menina, você é sabida!’”, contou a apresentadora do Globo Esporte Maranhão, atleta da corrida.
“Dia de muita tristeza em nossa comunidade do Jardim Araçagy. Perdemos a vida de um grande amigo, um homem digno e responsável por uma família maravilhosa”, afirmou o judoca Ítalo Nunes.
Figura conhecida na comunidade
Jessé Ramos era reconhecido por diferentes grupos sociais:
- Já foi dono de uma autoescola
- Era amigo de policiais civis da Delegacia do Cohatrac
- Participava da comunidade de corredores em São Luís
- Também era colega de atletas de judô no Jardim Araçagy
Legado
Conhecido como “Seu Jessé”, o idoso deixa lembranças de amizade, respeito e dedicação à comunidade. Sua morte gerou forte comoção entre moradores e esportistas, que ressaltaram sua presença marcante e o carinho que sempre demonstrou.
Câmera flagrou o crime
O assassinato de seu Jessé aconteceu por volta das 5h15, quando ele levava a nora até uma parada de ônibus, como costumava fazer. No trajeto, ele foi abordado por um assaltante em uma moto. Uma câmera de segurança registrou toda a dinâmica do crime.
O criminoso abordou o idoso, que imediatamente reagiu atacando o assaltante com um objeto que segurava na mão. Após alguns segundos sendo atacado, o assaltante engatilhou a arma e atirou contra Jessé. O tiro atingiu o pescoço da vítima, que morreu minutos depois.
/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/1/B/Pdr1HLQuCLPB0BB96EJA/idoso.jpg)
Suspeito preso confessou crime
O próprio governador do Maranhão, Carlos Brandão, informou nas redes sociais, na tarde desta terça-feira (25), que o homem suspeito de matar um idoso durante uma tentativa de assalto no Cohatrac V, em São Luís, foi preso.
O crime aconteceu por volta das 5h15 da manhã. A vítima, identificada como Jessé Ramos, acompanhava a nora até uma parada de ônibus quando foi abordada pelo assaltante. Durante a ação criminosa, o idoso foi atacado e acabou morrendo no local.
A prisão foi efetuada por equipe da Superintendência de Homicídios e Proteção à Pessoa (SHPP), na região da Vila Janaína, e o suspeito confessou a autoria dos disparos que vitimou o idoso.
O suspeito tem 22 anos, é natural de São Luís e já possui três ciclos pelo sistema prisional maranhense.
Em publicação, o governador lamentou o caso e reforçou que a prisão foi feita poucas horas após o crime.
“Acaba de ser preso o autor do crime que tirou a vida do senhor Jessé Ramos no Cohatrac, em São Luís. Que a justiça seja feita com todo o rigor da lei. À família e aos amigos, deixo minha profunda solidariedade e peço que Deus lhes conceda força, consolo e paz para superar essa dor imensurável.”
