Home » São Januário foi palco da gravação do curta documental 'Camisa 9', sobre antiga mesa redonda da TV

São Januário foi palco da gravação do curta documental 'Camisa 9', sobre antiga mesa redonda da TV

by admin




A Warner Bros. Discovery (WBD) anuncia a estreia do curta documental CAMISA 9, dirigido pelo carioca Guilherme Baptista, como parte da segunda edição do programa de aceleração de talentos Narrativas Negras Não Contadas – Black Brazil Unspoken, de WBD Access. A produção estará disponível a partir do dia 10 de novembro na HBO Max e HBO, com exibição também no canal TNT.



Em CAMISA 9, Guilherme revisita a história de um programa de mesa redonda de futebol conduzido por Orlando, Luiz Orlando e Oswaldo Baptista, no Rio de Janeiro, no fim dos anos 1980. Com um formato inovador e irreverente, a atração marcou a época ao desafiar padrões da televisão esportiva tradicional, abordando o futebol com humor, opinião e identidade, sendo também pioneiro em colocar comunicadores negros no centro da tela.



Décadas depois, o curta revive a mesa redonda com um dos ex-apresentadores, Luiz Orlando Baptista, celebrando o legado do criador Orlando Baptista e a representatividade desses comunicadores pioneiros na televisão brasileira, influenciando a linguagem esportiva nacional. O documentário reconstrói a trajetória desses profissionais que marcaram o imaginário do futebol nacional.






Guilherme Baptista é diretor, produtor e documentarista natural do Rio de Janeiro. Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com ênfase em Antropologia Visual, iniciou a carreira dirigindo clipes musicais independentes e documentários universitários. Entre seus trabalhos anteriores, destaca-se a direção da primeira temporada da série ”Reconhecer e Reparar: Consciência Negra”.



”Participar deste projeto foi uma experiência única, sem igual. Ter um apoio tão grande de um canal para trazer uma história familiar tão única é incrível, e conseguir fazer com que essa história chegue a tanta gente me deixa muito feliz. É ótimo saber que tanta gente vai conseguir ter a magnitude dessas histórias tanto quanto eu tive ouvindo elas.”, destaca Guilherme Baptista, diretor do filme.



O programa Narrativas Negras Não Contadas, desenvolvida em parceria com a WIP Narrative Design Studio, gestora de propriedades intelectuais e desenvolvedora de negócios no entretenimento, oferece mentoria e recursos a criadores negros brasileiros que estão iniciando suas trajetórias no audiovisual. O projeto busca impulsionar a entrada desses profissionais em um mercado historicamente marcado pela sub-representação.



A WBD Access, é uma plataforma da Warner Bros. Discovery que atua com iniciativas de desenvolvimento, promovendo oportunidades reais e visibilidade. O programa conecta profissionais de grupos sub-representados aos conteúdos e marcas da empresa.



NARRATIVAS NEGRAS NÃO CONTADAS é uma produção da Endemol para a Warner Bros. Discovery, com supervisão de produção de Adriana Cechetti e Verônica Villa pela WBD.



Fonte: Universo da TV

Créditos

You may also like