O mercado de games deixou de ser apenas entretenimento para se tornar uma das engrenagens mais promissoras da economia criativa. Responsável por empregar cerca de 50 milhões de pessoas no mundo, a indústria deve atingir a receita de US$ 185 bilhões em 2025 — mais de R$ 1 trilhão — segundo a consultoria Newzoo.
No Brasil, onde metade da população se considera gamer, segundo a Pesquisa Game Brasil 2024, o setor avança a passos largos. A capital paulista lidera o cenário nacional, concentrando 167 dos 1.042 estúdios de jogos do país.
Reconhecendo o potencial dessa área e seu impacto econômico, a Prefeitura de São Paulo tem consolidado políticas públicas que conectam educação, inovação e o fortalecimento da economia criativa. A mais recente delas é o Hub Sampa Games, espaço público e gratuito voltado à capacitação de jovens a partir de 16 anos em áreas como programação e design de jogos, além de aproximá-los do mercado de trabalho e do empreendedorismo digital.
Operado pela Agência São Paulo de Desenvolvimento (Ade Sampa), o Hub inaugurado no Centro da cidade reúne salas de aula equipadas com computadores de última geração, estúdio de podcast e videocast (o Sampa Cast), cabines de streaming e uma arena para competições de e-sports e eventos. A meta é atender a mais de 700 alunos por ano na formação em desenvolvimento de jogos, além de oferecer workshops, palestras e game jams (eventos para criar jogos).
Renan Vieira, presidente da Ade Sampa, explica que o projeto foi pensado como uma consolidação de políticas públicas e surgiu a partir de estudos que apontaram os games como o segmento de maior crescimento dentro da economia criativa.
– Além da formação, o espaço vai receber eventos e profissionais de estúdios renomados de outros países, que virão ministrar palestras. A ideia é que se torne um ponto de encontro do setor de games na América Latina – afirma. Ele acrescenta que os editais dos cursos terão vagas destinadas a jovens em situação de vulnerabilidade.
O modelo de ensino é inspirado em projetos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, nos EUA). Os alunos passam por seis módulos e encerram o curso desenvolvendo um game autoral.
– Queremos formar profissionais completos, que dominem a técnica e saibam trabalhar em equipe. Isso é fundamental para que se mantenham no mercado – completa Vieira.
O Hub também oferece mentorias extracurriculares e especializações online e conta com recursos de acessibilidade como audiodescrição e intérprete de libras. As inscrições para os cursos que se iniciam em 2026 vão até o dia 19 de novembro e devem ser feitas por meio do site adesampa.com.br/hubsampagames. Estão aptos a participar moradores da capital com 16 anos ou mais, que tenham o Ensino Médio completo ou em andamento.
Aceleração de estúdios
A inauguração do Hub é mais um passo na estratégia de consolidar São Paulo como maior polo de games do Brasil. Desde 2021, já foram investidos mais de R$ 5,7 milhões em ações voltadas a desenvolvedores. Uma das principais frentes é o programa Sampa Games, que acelera estúdios com aportes de até R$ 50 mil, mentorias e capacitação. Em quatro edições, o programa já apoiou 86 estúdios de criação.
Lucas de Camillo, de 39 anos, diz que a vontade de trabalhar com games sempre existiu, mas não sabia os meios para concretizar esse sonho. Ele participou do programa de aceleração e considera que ele foi um ponto de virada para sua empresa, a 32 Pixels.
– Elevou a qualidade percebida do produto, ajudou a gente a organizar a empresa, a reconhecer nossos pontos fortes e os que devemos melhorar. Fizemos um upgrade considerável em equipamentos e a rede de contatos foi fundamental – elogia.
A equipe dele trabalha no jogo Tuned Turtle, uma versão moderna da fábula da lebre e da tartaruga, previsto para ser lançado em 2027, e que venceu o Gamescom Big Festival, na categoria Melhor Jogo Infantil em 2024.
– A aceleração é fundamental para entender gestão e liderança de equipes, porque a produção do jogo é só o começo do processo. O tamanho e o potencial do mercado justificam esses investimentos, que ajudam mais estúdios a se firmarem na indústria brasileira – diz Athos Ferraz, de 23 anos, outro participante que vê no programa uma oportunidade de desenvolver o olhar empreendedor.
Além do Sampa Games e do novo Hub, a Prefeitura também atua por meio da Spcine Game, área dedicada aos jogos dentro da empresa pública de cinema e audiovisual. A iniciativa criou a Incubadora Spgame Start — a primeira do país voltada ao setor —, que oferece R$ 100 mil por projeto a 18 estúdios e mantém laboratórios de capacitação técnica e comercial para novos desenvolvedores.
Endereço: o acesso se dá pela Rua Líbero Badaró, 425, Centro, piso térreo de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h. No período noturno e aos sábados, o acesso é pelo Vale do Anhangabaú.
Mais informações sobre o espaço: https://adesampa.com.br
Curso gratuito para desenvolvimento de games
Inscrições: adesampa.com.br/hubsampagames até 19/11/2025
Início: fevereiro de 2026
Quem pode se inscrever: moradores da capital paulista com 16 anos ou mais, que tenham o Ensino Médio completo ou em andamento.
Duração do curso: 12 meses, com carga horária total de 180 horas — sendo 120 presenciais e 60 online
