Home » Sem dedo laranja? Cheetos e Doritos terão versão ‘naked’, aposta da Pepsi para ser saudável

Sem dedo laranja? Cheetos e Doritos terão versão ‘naked’, aposta da Pepsi para ser saudável

by admin

Uma nova linha de Cheetos e Doritos não vai deixar os dedos de ninguém laranja. A PepsiCo está lançando versões naked de seus populares salgadinhos, retirando corantes artificiais como parte de sua iniciativa para ampliar opções mais saudáveis.

  • Novidades: Cheetos com alto teor de proteína? Doritos com fibra? PepsiCo planeja mudanças em salgadinhos
  • Principal refeição: PepsiCo quer que Doritos faça parte do almoço

As novidades — comercializadas como “Simply NKD” — não têm cores adicionadas, ficando em um tom amarelo-claro natural em vez dos tons vibrantes pelos quais as marcas são conhecidas.

Os salgadinhos foram desenvolvidos para ter o mesmo sabor dos originais, mas com uma aparência diferente, na qual a empresa aposta para atrair consumidores, segundo Rachel Ferdinando, diretora-presidente da PepsiCo.

— Isso não se baseou em dados ou tendências de consumidores — disse ela. — Nenhum insight sugeriria remover a cor de Doritos ou Cheetos, porque são favoritos dos fãs.

Empresas alimentícias vêm trocando corantes sintéticos por naturais em meio à pressão do secretário de Saúde Robert F. Kennedy Jr. e do movimento “Make America Healthy Again” que ele lidera.

A PepsiCo já possui uma linha Simply que inclui Doritos e Cheetos sem corantes artificiais, mas eles têm sabores um pouco diferentes das versões originais. A linha NKD tenta replicar o mesmo sabor dos salgadinhos tradicionais, porém sem qualquer coloração adicionada.

  • Lançamentos ‘premium’: Já provou cerveja com espumante ou drinque com frutas verdes? Conheça as apostas das marcas para o verão

A PepsiCo também enfrenta uma campanha de um investidor ativista, a Elliott Investment Management, que adquiriu uma participação de US$ 4 bilhões na empresa. A Elliott pediu que a PepsiCo revise e simplifique seu portfólio de snacks e se desfaça de ativos com desempenho fraco.

Muitos dos salgadinhos mais populares da PepsiCo ficam fora da crescente categoria de alimentos “melhores para você”, embora a empresa tenha ampliado suas opções mais saudáveis, incluindo o húmus Sabra e os chips sem grãos da Siete.

Em seu trimestre mais recente, a empresa registrou queda de 4% no volume de sua divisão de alimentos na América do Norte. As ações da PepsiCo caíram 5% no ano, em comparação com uma alta de 16% do S&P 500.

  • Salgadinhos podem ser ‘mais saudáveis’? É o que fabricantes tentam agora removendo corantes artificiais

Para os fãs dos Doritos e Cheetos originais, que continuam sendo produzidos, essas versões representarão uma grande mudança quando chegarem às lojas dos Estados Unidos até 1º de dezembro.

Os NKD Flamin’ Hot Cheetos têm um amarelo-claro que deixa um pó branco nos dedos, diferente do vermelho-alaranjado dos Cheetos apimentados tradicionais. Da mesma forma, um NKD Nacho Cheese Dorito parece um salgadinho de milho tradicional e não deixa mancha alaranjada.

A PepsiCo testou a linha NKD com provadores especializados que experimentaram os chips sob luzes vermelhas especiais que impediam a visualização da cor do salgadinho.

— Se você fechar os olhos, você tem a mesma crocância, o mesmo sabor — disse Rachel Ferdinando.

  • Menos açúcar e calorias: Pepsi lança refrigerante prebiótico de olho no mercado fitness

Às vezes, empresas tiveram de recuar após suavizar as cores de seus produtos. A General Mills voltou a colocar corantes artificiais no cereal Trix em 2017 depois que consumidores reclamaram da versão naturalmente colorida. A empresa, no entanto, afirmou este ano que removeria corantes sintéticos de todos os cereais vendidos nos EUA.

A PepsiCo também viu pouca empolgação com a Crystal Pepsi, um refrigerante transparente lançado no início dos anos 1990 e descontinuado logo depois.

Cor influencia na percepção de sabor, diz cientista

A cor influencia como os consumidores percebem os alimentos antes de comê-los, disse Renee Leber, cientista de alimentos do Institute of Food Technologists. Por exemplo, as pessoas frequentemente veem um sorvete de morango mais claro como menos intensamente saborizado do que um de vermelho mais profundo, disse ela:

— Se você mantém o sabor igual, mas ajusta a aparência, isso pode impactar a percepção de frescor das pessoas.

  • Saideira: Lindt lança no Brasil Choco Wafer, considerado sua maior inovação desde 1989

Mas Rachel Ferdinando, da Pepsico Foods, afirma que as pessoas estão cada vez mais buscando transparência sobre o que há nos alimentos.

— Vemos que as preferências dos consumidores estão se movendo para menos ingredientes, mais opções alternativas, então não vemos isso como um risco — afirmou.

A PepsiCo desenvolveu os chips em cerca de oito semanas, segundo Rachel. A empresa tem avançado rapidamente para reformular amplamente seu portfólio e oferecer mais opções para consumidores preocupados com a saúde, incluindo produtos com mais proteína e “rótulos limpos”, com listas de ingredientes mais curtas.

Créditos

You may also like