O senador Weverton Rocha (PDT-MA) foi escolhido como relator da indicação de Jorge Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF). O parlamentar se reuniu pela primeira vez com o atual advogado-geral da União nesta quinta-feira (27). O encontro, que durou cerca de 1h30, teve como objetivo discutir a nomeação e as possíveis resistências que podem surgir durante o processo.
O senador, que também é vice-líder do governo, encara a situação como um delicado movimento estratégico, citando que a “granada foi jogada sem pino” devido as dificuldades que frequentemente se formam em torno das indicações ao STF.
“Minha tarefa é “recolocar o pino na granada” e desarmar as resistências em torno da indicação de Messias”, ressaltou o parlamentar.
Logo após a reunião, Weverton afirmou que pretende se encontrar com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, para tratar da indicação e definir os próximos passos do processo.
“Não será uma tarefa fácil, já que as últimas indicações foram marcadas por apertadas votações e um cenário político complexo. Mas vou trabalhar firme pela aprovação do nome de Messias”, afirmou o senador.
Sabatina
A sabatina de Jorge Messias na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) está programada para o dia 10 de dezembro. A data foi informada pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e pelo presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA).
Messias, que é chefe da Advocacia-Geral da União (AGU), foi indicado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, para ocupar o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) no lugar de Luís Roberto Barroso. O indicado precisa passar por sabatina na CCJ e ter o nome confirmado no Plenário, com maioria absoluta de votos, ou seja, aprovação de 41 senadores.
A leitura da mensagem da indicação de Messias será no próximo dia 3, quando será concedida vista coletiva.
