Home » Senai abre inscrições para qualificação gratuita em eletromecânica de motos

Senai abre inscrições para qualificação gratuita em eletromecânica de motos

by admin

GIRO ECONÔMICO

Qualificação do Senai em Açailândia

Viabilizado pelo Programa de Gratuidade Regimental, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), órgão vinculado ao Sistema Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema), está oferecendo 25 vagas gratuitas para o curso de Eletromecânico em Motocicletas, em Açailândia.

O preenchimento das vagas é prioritariamente para pessoas de baixa renda que tenham concluído o Ensino Fundamental. O curso possui carga horária de 250 horas, realizado em formato presencial, no turno vespertino.

A formação busca desenvolver tecnicamente os alunos para que possam realizar o diagnóstico e manutenção de sistemas mecânicos e eletroeletrônicos de motocicletas. Para se inscrever, os interessados devem se direcionar ao Senai Açailândia, localizado na Rua Dr. Luís Alfredo – Vila Bom Jardim, das 08h às 21h.

Para realizar as inscrições são necessárias as seguintes documentações: carteira de identidade e CPF, declaração de matrícula ou certificado de conclusão do Ensino Fundamental, comprovante de residência e auto declaração de baixa renda.

Premiação da Samsung

O Solve for Tomorrow Brasil, programa de Cidadania Corporativa da Samsung com coordenação geral pelo Cenpec, recebeu, na terça-feira (02) da semana passada os dez finalistas da 12ª edição para a cerimônia de premiação, realizada em São Paulo (SP).

Representando o Estado do Maranhão, o projeto ‘BabaçuTech‘ ficou em primeiro lugar na categoria de Vencedores Nacionais da edição.

O projeto foi desenvolvido por um aluno e quatro alunas do terceiro ano do ensino médio e técnico do Instituto Estadual do Maranhão (Iema), de São Luís.

Compras de Natal

Pesquisa de Intenção de Compras para o Natal 2025, realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) aponta que 124,3 milhões de consumidores brasileiros pretendem ir às compras neste fim de ano.

O estudo revela ainda que o ticket médio será de R$ 174, e que as lojas físicas seguirão como protagonistas nas compras natalinas, já que 75% dos entrevistados afirmaram que preferem adquirir os presentes presencialmente.

Diante desse cenário positivo, a CDL São Luís prevê um impacto direto no desempenho no 8º Natal Show de Prêmios.

Relançamento de Sofrer e Amar

A Livraria da Associação Maranhense de Escritores Independentes (AMEI), no São Luís Shopping (bairro do Jaracati), recebe nesta quinta-feira (11) para a solenidade de relançamento de uma das mais importantes obras literárias do Padre João Mohana, o livro Sofrer e Amar, que chega à sua 18ª edição agora editada pela Terra Cultural. Trata-se de uma iniciativa do empresário José Antônio Mohana, sobrinho do escritor, que cuidou de reeditar todos os seus livros agora em 2025 quando estará completando cem anos de vida.

José Antônio Mohana, guardião dos direitos autores do Padre Mohana, trouxe de volta todos os livros lançados pelo seu tio, que estaria completando cem anos.

Qualificação à distância

O Sesc EAD EJA, curso que oferece a jovens e adultos formação gratuita no Ensino Médio integrado a qualificação profissional, amplia sua área de atuação com uma nova habilitação. Além de Produção Cultural, a partir de 2026 os candidatos poderão optar pela modalidade Assistente de Marketing e Vendas. São mais de 1000 vagas disponíveis em 16 estados. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no período de 3 de dezembro de 2025 a 28 de janeiro de 2026 pelo site www.sesc.com.br. O início das aulas está previsto para 2 de março de 2026.

A força do Nordeste

O Nordeste tem papel fundamental no progresso e na prosperidade do Brasil, aponta o novo relatório do Banco Mundial “Rotas para o Nordeste: Produtividade, Empregos e Inclusão”.

O estudo, que será apresentado nesta quinta-feira (11), às 09h, na Sudene, em Recife (PE), detalha caminhos para que a região desenvolva seu potencial econômico e amplie a geração de empregos por meio de um modelo de crescimento mais dinâmico.

Com 54 milhões de habitantes — 80% em idade ativa —, o Nordeste concentra um dos maiores e mais diversos contingentes de mão de obra do País.

Site SENAI

Créditos

You may also like