Home » Servidores da Sinfra prestam depoimento na quarta (29) sobre fraude que tentou envolver irmão de Brandão

Servidores da Sinfra prestam depoimento na quarta (29) sobre fraude que tentou envolver irmão de Brandão

by admin
Servidores da Sinfra prestam depoimento na quarta (29) sobre fraude que tentou envolver irmão de Brandão

Os servidores da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Sinfra) envolvidos na denúncia de adulteração de dados no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) serão ouvidos pela Justiça na próxima quarta-feira, 29 de outubro.

De acordo com o Ministério Público do Maranhão (MPMA), os três servidores são acusados de inserir informações falsas no sistema com o objetivo de vincular indevidamente o nome de Marcus Brandão, irmão do governador Carlos Brandão (PSB), à empresa Vigas Engenharia Ltda., contratada pelo Estado.

A suposta fraude teria sido utilizada posteriormente em uma petição apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF), numa tentativa de gerar suspeitas de favorecimento ilícito na administração pública estadual.

Segundo a denúncia apresentada pelo MPMA, os investigados são Webston Carlos Inojosa Neves, analista de Tecnologia da Informação e apontado como chefe do setor de suporte e gestor do SEI na Sinfra à época; Gilberto Pereira Martins, servidor público que teria utilizado o usuário falso para movimentar processos referentes à empresa Vigas Engenharia; e Carlos Augusto Silva, agente administrativo concursado, que também teria participado da associação indevida do nome de Marcus Brandão à empresa citada.

Os três respondem agora como réus por peculato digital, crime previsto para quem altera dados em sistema público com o intuito de causar dano ou obter vantagem indevida. A pena pode chegar a 12 anos de reclusão.

O caso ganhou destaque após a descoberta de que os dados manipulados foram usados em documentos apresentados à Justiça, numa tentativa de comprometer a imagem do irmão do governador e

Créditos

You may also like