Home » Servidores do Ibama ganham prêmio pelo desenvolvimento de soluções em aviação não tripulada — Ibama

Servidores do Ibama ganham prêmio pelo desenvolvimento de soluções em aviação não tripulada — Ibama

by admin

Brasília/DF (08/12/25) – Os servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) Luiz Augusto de Oliveira Costa e Sandro Klippel foram agraciados com o Prêmio Drone.Gov na categoria Desenvolvedores. A premiação foi entregue durante o 1º Encontro Brasileiro de Aviação Pública Não Tripulada, no fim de novembro, em Brasília (DF).

Luiz Augusto obteve êxito no desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento de Frota das Aeronaves Remotamente Pilotadas do Ibama. A solução foi dividida em em três etapas: criação de aplicativo para a extração e o envio dos logs (registros) de voo a um servidor; estruturação do servidor; e criação de dashbord (painel) para visualização dinâmica dos dados. Os três módulos estão em versões de testes. A previsão é que, no primeiro trimestre de 2026, o sistema esteja disponível em “ambiente de produção”.

Troféu do Prêmio Drone.Gov – Foto: Mayangdi Inzaulgarat/Prevfogo/Ibama

Já Sandro Klippel desenvolveu um servidor remoto de pós-processamento de imagens de drones baseado em Open Drone Map (ODM), ferramenta open source (código aberto) que permite aos pilotos remotos e analistas de geoprocessamento do Ibama processarem remotamente imagens coletadas por drones. O objetivo é gerar produtos cartográficos com precisão para as análises ambientais – dentre eles, ortomosaicos e modelos digitais de terrenos e de superfície. “Uma das vantagens do dispositivo é que ele dispensa a necessidade de cada piloto remoto dispor de um computador de alta capacidade para geração dos produtos cartográficos”, explica Sandro. O modelo tem sido replicado em outras instituições apoiadas pelo Ibama.

Outros projetos, profissionais e instituições foram reconhecidos no Prêmio Drone.Gov, que teve mais quatro categorias: Órgão Público, Servidor Público, Pesquisa e Sociedade, e Projeto de Inovação Pública. Para o analista ambiental Felipe Seino, do Serviço de Aeronaves Remotamente Pilotadas do Ibama, o prêmio permitiu conhecer iniciativas semelhantes em órgãos parceiros. “Agora, poderemos unir os esforços em prol da melhoria da eficiência na gestão das frotas de diferentes órgãos públicos”, acredita.

Vencedores do Prêmio Drone.Gov

Categoria Agraciados
Desenvolvimento

Luiz Augusto de Oliveira Costa e Sandro Klippel (Ibama)

Órgão Público

Academia Nacional de Polícia (Polícia Federal)

Servidor Público

Brigadeiro do Ar Paulo Ricardo Laux (FAB)

Pesquisa e Sociedade

Carlos H. Grohmann (IAG/USP)

Projeto de Inovação Pública

Sistema Olho de Águia (Copom/PMESP)

Evento Drone.Gov

A entrega do Prêmio Drone.Gov ocorreu durante do 1º Encontro Brasileiro de Aviação Pública Não Tripulada, organizado pelo Ibama em conjunto com a Polícia Federal, o Corpo de Bombeiros Militar de Goiás, a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O evento contou com a presença de mais de 250 participantes de 110 instituições públicas, com o objetivo de troca de experiências, debates técnicos e demonstração de aeronaves, com vistas ao desenvolvimento eficiente e seguro da aviação não tripulada na Administração Pública.

Assessoria de Comunicação Social do Ibama 
imprensa@ibama.gov.br 
(61) 3316-1015 



Créditos

You may also like