Home » Sete itens que você nunca pode colocar em cima da geladeira

Sete itens que você nunca pode colocar em cima da geladeira

by admin

Escrito en TECNOLOGIA el

Em muitas casas, o topo da geladeira é usado como uma extensão dos armários e prateleiras. No entanto, esse hábito tentador pode trazer consequências e comprometer o uso do refrigerador, a qualidade dos itens colocados na parte de cima e, pior ainda, comprometer a segurança dos moradores. 

A geladeira é um dos eletrodomésticos que mais trabalham dentro de casa. Enquanto mantém alimentos frios, ela libera calor para o ambiente. Esse processo depende de ventilação constante e, quando o topo do aparelho é ocupado por pilhas de objetos, o ar quente fica represado. O aparelho passa a exigir mais energia para funcionar e pode ter sua vida útil reduzida, além de aumentar o consumo de energia elétrica, que certamente vai afetar o bolso do trabalhador. Em alguns casos extremos, o superaquecimento cria condições propícias para incêndio.

Para que você não passe por nenhuma dessas situações, saiba quais são os itens que não devem ser colocados em cima da geladeira. 

1. Pães e itens de panificação

O ar quente que sai da geladeira resseca o pão e favorece o mofo. O resultado é perda de textura e de prazo de validade.

2.  Pequenos eletrodomésticos

Aparentemente é prático colocar o liquidificador, mixer, triturador de legumes ou até a air fryer em cima da geladeira. No entanto, a vibração natural do eletrodoméstico faz esses objetos se moverem ao longo do dia. Isso aumenta o risco de queda e dificulta a ventilação.

3. Potes com alimentos

Mesmo guardados em potes de vidro ou plástico, biscoitos, grãos e cereais sofrem com o calor que se acumula no topo da geladeira. A temperatura altera a qualidade dos alimentos e até dos recipientes. Se perceber que tudo ficou um pouco murcho, mesmo bem protegido, não é coincidência.

4. Medicamentos

Remédios precisam de ambiente fresco e estável. Próximos ao calor do condensador, perdem eficácia e ainda ficam mais expostos ao manuseio indevido.

5. Frutas e legumes que ficam fora da geladeira

O calor acelera o amadurecimento e a deterioração e atrai insetos. Em alguns casos, os alimentos podem até rolar para trás do aparelho e permanecer esquecidos.

6. Vinhos

O calor contínuo altera aroma, cor e sabor, mesmo em poucas horas. Não é um local adequado para armazenar nenhum tipo de vinho.

7. Especiarias

Temperos perdem potência quando expostos ao calor. O topo da geladeira encurta a vida útil de ervas e condimentos.

Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar

Créditos

You may also like