Sistema FAEMA/SENAR e SINCODÓ iniciam temporada de cursos 2026 – Portal do Sampaio
O Sistema FAEMA/SENAR e o Sindicato dos Produtores Rurais de Codó (SINCODÓ) deram início à temporada de cursos de capacitação para o ano 2026. Nesta primeira etapa, durante o mês de janeiro, foram ofertados os cursos de Operação e Manutenção de Tratores Agrícolas e Operação e Manutenção de Motosserras, Cortadoras de Grama, Roçadeiras e Similares.
Capacitação fortalece o setor rural
As capacitações têm como objetivo fortalecer o setor produtivo, qualificar a mão de obra rural e ampliar as oportunidades de trabalho no campo, promovendo práticas mais eficientes, seguras e sustentáveis. Para o mobilizador de cursos do Sistema FAEMA/SENAR – SINCODÓ, Elias Araújo, o início das atividades, com cursos de áreas técnicas, representa um avanço importante para qualificação de mão de obra e o desenvolvimento do setor.
“Esse início foi muito bom. Os cursos solicitados são importantes para a capacitação dos trabalhadores rurais e o fortalecimento do setor produtivo. Além de qualificar a mão de obra local, os cursos ampliam oportunidades de trabalho, valorizam os profissionais do campo e incentivam práticas mais eficientes e responsáveis. O SINCODÓ e o sistema FAEMA/SENAR reforçam, assim, o compromisso com o desenvolvimento sustentável e com a melhoria contínua da atividade rural.”
Novos cursos e programas inéditos em Codó
O presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Codó, Iedo Barros, destacou a importância das ações e as novidades que estão sendo implantadas no município. “Estamos iniciando o ano com duas ações fortes: o curso de operação e manutenção de tratores agrícolas, que acontece na área de Timbiras, e, pela primeira vez em Codó, o curso de operação e manutenção de motosserra, cortadora de grama, roçadeiras e similares. Esse é um curso novo, tanto para Codó, quanto dentro do sistema FAEMA/SENAR, trazendo mais oportunidades de capacitação. O nosso trabalho forte é levar conhecimento para o homem do campo”
Saúde no Campo (Rede ATeG) em Codó
Iedo Barros também anunciou a implantação de um programa inédito voltado à saúde no campo. “Neste semestre, vamos iniciar o programa Saúde no Campo, uma ação nova em Codó, no Maranhão e também no Brasil, por meio do CNA. Serão 125 propriedades assistidas pela rede ATeG em Codó, que contarão com acompanhamento de uma enfermeira, beneficiando proprietários e funcionários. É um trabalho inovador e muito importante para o bem-estar no meio rural.”
SINCODÓ em pleno crescimento
Além disso, o presidente reforçou a importância da filiação ao sindicato, contemplando uma série de cursos e serviços para os produtores de Codó. “O sindicato só se fortalece com seus associados. Convidamos os produtores a se filiarem, pois temos muito a oferecer e, juntos, conseguimos fortalecer ainda mais o setor rural em Codó”, finalizou o presidente.


