A primeira temporada da nova geração de carros da Stock Car Pro Series foi encerrada no domingo (14) e, dois dias depois, os bastidores continuam agitados. Em meio à “dança das cadeiras” da principal categoria do automobilismo sul-americano, o piloto paulista André Moraes Jr anuncia que fará em 2026 a sua primeira temporada completa da Stock Car com a Scuderia Chiarelli, guiando o Chevrolet Tracker #22.
No automobilismo desde os 15 anos de idade, a temporada de 2026 marca um passo importante na carreira do piloto profissional. André tem duas corridas registradas no grid da Stock Car em 2022 e agora o piloto profissional aproveita a sua experiência nos carros de turismo e no protótipo francês para buscar bons resultados com o novo carro da Stock Car.
“As expectativas com o novo carro e categoria são muito boas. O contato que eu tive com o carro da geração anterior em 2021 foi positivo, agora, com a nova geração, todos disseram que foi uma evolução notória. Isso me deixa muito animado para ter esse primeiro contato com o carro”, disse o piloto de 25 anos.
O novo passo na carreira também coloca Moraes Jr ao lado de Cacá Bueno, pentacampeão da Stock Car e um dos nomes de maior destaque na história da categoria. “Ser companheiro do Cacá Bueno é um privilégio. Ele é o maior campeão da categoria [em atividade], então com certeza será um ano de muito aprendizado. Minha expectativa é ter uma rápida adaptação ao carro, e com isso espero também poder contribuir com a equipe durante o ano”, completou o piloto.
O caminho de André Moraes Jr até a Stock Car Pro Series
André chega à Stock Car em um momento especial da carreira. O piloto conheceu o automobilismo apenas aos 15 anos, quando foi convidado por um amigo para um dia de kart. A experiência serviu como ponto de partida para uma trajetória de rápida evolução. Em 2016, com apenas 16 anos, conquistou os títulos paulista e brasileiro da Fórmula 1600, abrindo caminho para as temporadas seguintes no turismo.
Em 2017, estreou no Mercedes-Benz Challenge e terminou o ano como vice-campeão brasileiro. No ano seguinte, conquistou o título da categoria e estabeleceu o recorde de poles e vitórias consecutivas, com cinco em cada estatística. André avançou para a Stock Light em 2019, onde registrou uma vitória no ano de estreia.
A partir de 2020, André assumiu um novo desafio e passou a competir na classe GT do Endurance Brasil, conquistando o título da classe GT4 em 2021. Em 2024 veio uma nova responsabilidade: acelerar o Ligier LMP3, o protótipo francês que também está em uma das corridas mais tradicionais do mundo, as 24 Horas de Le Mans. Como parte do time de pilotos, formado por três integrantes, André Moraes Jr tem a missão de aumentar o ritmo do carro, onde também atua como um tipo de coach.
Granado EXCLUSIVO: FIM da MotoE, caminhos para 2026, DIOGO MOREIRA e expectativas para a MotoGP 2026
Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
– The Motorsport.com Team
