Divulgação
Acessibilidade
A Royal Huisman tem uma reputação consolidada por construir alguns dos maiores e mais reconhecíveis superiates à vela do mundo. Mas nada do que ela fez até agora se compara ao projeto SKY — um superiate à vela de 264 pés — que terá o mastro mais alto do mundo (quase 93 metros) quando for construído. A Malcolm McKeon Yacht Design desenvolveu a arquitetura naval e o exterior de tirar o fôlego, enquanto a Winch Design criou o interior elegante. E, como o design e a maior parte da engenharia já estão concluídos, SKY é muito mais do que apenas outro conceito e deve ficar pronta em 2030.
Segundo relatórios avançados, sua longa linha d’água, quilha retrátil, construção totalmente em alumínio com distribuição de peso otimizada, combinadas com o mastreio maciço da Rondal, tornarão a SKY capaz de velejar mais rápido que o vento — e mais rápido do que alguns iates a motor de comprimento semelhante conseguem navegar em cruzeiro.
“SKY representa a próxima evolução dos iates à vela de alta performance, um projeto que desafia a convenção tanto em escala quanto em elegância”, diz Malcolm McKeon. “Desde o início, nosso objetivo foi criar um iate que combinasse a empolgação da vela pura com o conforto e a sofisticação de um cruzeiro global. Seu mastro e a potente forma do casco expressam ambição e precisão em igual medida, enquanto o design permanece focado na conexão entre quem está a bordo, o mar e a própria experiência de velejar.”
Divulgação
Mastro terá 93 metros.
O mastro, a retranca e o sistema de vela integrados em carbono da Rondal foram projetados para tornar o manuseio do plano vélico recordista algo acionado por botões. Enquanto isso, a área abaixo do convés é grande o suficiente para armazenar um bote de 39 pés, um bote adicional para a tripulação, duas motos aquáticas e outros equipamentos de esportes náuticos como seabobs, pranchas de stand-up, caiaques e um amplo conjunto para mergulho.
Enquanto isso, o estilo do interior é limpo e sereno. A enorme suíte do proprietário tem acesso direto ao amplo beach club de popa e é banhada por luz natural. “Iates à vela sempre fizeram parte do DNA da Winch Design”, diz Andrew Winch. “SKY marca o próximo capítulo em nossa trajetória conjunta de inovação e excelência. A embarcação redefine a experiência de navegação ao harmonizar espaços internos e externos amplos que fluem sem esforço entre si. Cada detalhe foi pensado para aprimorar a vida a bordo — de áreas de bem-estar e esportes aquáticos a ambientes de entretenimento inundados de luz natural. SKY é a próxima geração de iates à vela, com uma assinatura única de design para um verdadeiro velejador e inovador.”
Divulgação
Iate da Royal Huisman.
E quando se trata de sustentabilidade em superiates, é difícil competir com um iate à vela potente e eficiente que pode ser mais “verde” — e mais rápido sob as velas — do que alguns iates a motor de tamanho semelhante conseguem ser sob propulsão.
“SKY leva o design de sloop a uma nova escala, permanecendo prático de construir e seguro de operar”, diz Peter Naeyé, CEO da Royal Huisman. “O resultado é excepcional e verdadeiramente único em todos os aspectos: imponente em altura, imenso em potência, inconfundivelmente impactante. Pronta para um proprietário que deseja velejar pelo mundo, a SKY está programada para entrega na primavera de 2030: um iate à vela superdimensionado desenvolvido para explorar os cantos mais remotos do globo da maneira mais ecológica possível em comparação com megaiates a motor XXL.”
A única pergunta é: quem quer possuir o sloop de superiate com o mastro mais alto do mundo? Fique ligado para descobrir.
