Tempestade de inverno nos EUA deixa 160 mil pessoas sem energia
Uma intensa tempestade de inverno nos Estados Unidos já causou a falta de energia elétrica para mais de 160 mil pessoas no oeste do Texas e ameaça paralisar os estados do leste com fortes nevascas.
Meteorologistas alertam que neve, granizo e chuva congelante, juntamente com temperaturas perigosamente baixas, devem atingir a maior parte oriental do país neste domingo (25) e na próxima semana.
No sábado (24), o Departamento de Energia dos EUA emitiu uma ordem de emergência autorizando o Conselho de Confiabilidade Elétrica do Texas a implantar recursos de geração de energia de reserva em centros de dados e outras instalações importantes, visando reduzir os apagões no estado.
Classificando a tempestade como “histórica”, o presidente Donald Trump aprovou declarações federais de emergência e desastre em vários estados. Ele escreveu em uma publicação no Truth Social: “Continuaremos monitorando e mantendo contato com todos os estados na trajetória desta tempestade. Mantenham-se seguros e aquecidos”.
Dezessete estados e o Distrito de Columbia declararam estado de emergência devido às condições climáticas, informou o Departamento de Segurança Interna. Mais de 4 mil voos programados para sábado foram cancelados, juntamente com mais de 9 mil voos originalmente marcados para domingo, devido ao mau tempo, de acordo com o site de rastreamento de voos FlightAware.
O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA alertou para uma tempestade de inverno excepcionalmente extensa e prolongada, que causará um acúmulo generalizado e pesado de gelo no sudeste do país, com possíveis impactos que vão de incapacitantes a localmente catastróficos.
Os meteorologistas previram temperaturas recordes de frio e sensação térmica perigosamente baixa, que atingirão a região das Grandes Planícies dos EUA na segunda-feira (26).


