(Foto: Lucas Merçon/FFC)
Em 2025, Luís Zubeldía tornou-se o 15º estrangeiro a treinar o Fluminense na história, e somente o terceiro de seu país a comandar o Tricolor. Antes dele, os argentinos Alfredo González e Omar Pastoriza ocuparam o posto. Nenhum deles, porém, conquistou títulos pelo clube, o que pode dar a Zubeldía a chance de ser o primeiro.
Até aqui, o treinador tricolor acumula 18 jogos, com 11 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. Zubeldía participa ativamente do processo de montagem do elenco para 2026 e estará no CT Carlos Castilho no dia 2 de janeiro para observar os jovens na reapresentação, visando ao início da disputa do Campeonato Carioca da próxima temporada.
Na história
Alfredo González dirigiu o Fluminense em 15 partidas no ano de 1967. Foram seis vitórias, um empate e oito derrotas, sem nenhum título conquistado. Já Omar, comandou o Tricolor interinamente por somente um jogo em 1985. Um empate em 3 a 3 com o Volta Redonda.

Legião de uruguaios
Vale destacar que apesar do Fluminense não ter sido treinado por muitos argentinos ao longo da história, o mesmo não se pode dizer dos uruguaios. Dos 15 treinadores estrangeiros que passaram pelo Tricolor em 123 anos, 7 foram uruguaios. Quase a metade.
O destaque vai para Ondino Vieira, com 302 partidas pelo Fluminense. Ele é o terceiro técnico que mais comandou o clube na história e está atrás somente de Zezé Moreira e Abel Braga.
