Escrito en GLOBAL el
Dois suspeitos de disparar abriram fogo na icônica Bondi Beach, em Sydney, durante um evento judaico, matando nove pessoas e ferindo várias outras em um ataque que gerou pânico, com corpos reportados caídos no chão.
Outros 11 feridos foram levados rapidamente para hospitais em um dos maiores pontos turísticos da maior cidade da Austrália, disseram as autoridades de Nova Gales do Sul.
Um dos supostos atiradores foi morto e o segundo está em estado crítico, acrescentaram.
“Ouvimos os tiros. Foi chocante, parecia que eram 10 minutos de apenas bang, bang, bang. Parecia ser uma arma poderosa”, disse Camilo Diaz, um estudante de 25 anos do Chile, à AFP no local.
A multidão fugiu em pânico da praia, no leste de Sydney, que atrai um grande número de surfistas, nadadores e turistas, especialmente nos fins de semana.
Os serviços de emergência responderam primeiro aos relatos de tiros disparados às 18h45 (0745 GMT), informou a polícia de Nova Gales do Sul.
“Vários itens suspeitos localizados nas proximidades estão sendo examinados por oficiais especializados e uma zona de exclusão foi estabelecida”, disse a polícia em um comunicado.
Uma reunião anual chamada “Chanukah by the Sea”, que celebra o festival judeu de Hanukkah, estava programada para a tarde de domingo na praia, mas as autoridades não comentaram sobre um possível vínculo antissemitismo.
“Sangue por toda parte”
O presidente de Israel, Isaac Herzog, condenou o ataque como um “ato cruel contra os judeus” e pediu às autoridades australianas que intensifiquem a luta contra o antissemitismo.
Uma testemunha, que preferiu não ser identificada, disse que viu pessoalmente seis corpos mortos ou feridos na praia.
A colina gramada que dá vista para a Bondi Beach estava coberta por itens abandonados de pessoas que fugiram apressadas, incluindo um carrinho de bebê, conforme relatado por um jornalista da AFP no local.
Paramédicos atenderam várias pessoas caídas na grama perto da praia, conforme imagens transmitidas pela emissora pública ABC.
Uma arma que parecia ser uma espingarda de ação por bombeamento estava caída ao lado de uma árvore na praia.
Um turista britânico contou à AFP que viu “dois atiradores de preto” depois que os tiros começaram.
“Houve um tiroteio, dois atiradores de preto com rifles semiautomáticos”, disse Timothy Brant-Coles à AFP, acrescentando que viu várias pessoas que haviam sido baleadas e feridas.
Outra testemunha, Harry Wilson, residente local de 30 anos, disse ao Sydney Morning Herald que viu “pelo menos 10 pessoas no chão e sangue por toda parte”.
Veja vídeos
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
