Home » Título, vagas na Libertadores e na Sul-Americana: Confira o desempenho dos cariocas no Brasileirão

Título, vagas na Libertadores e na Sul-Americana: Confira o desempenho dos cariocas no Brasileirão

by admin

Depois de mais de oito meses e 38 rodadas, a Série A do Brasileirão de 2025 foi encerrada neste domingo. Para os quatro clubes que representam o Rio de Janeiro na disputa, o ano foi frutífero, com direito a título e classificação para a Libertadores e a Sul-Americana de 2026. Confira o desempenho por time.
Flamengo – 1º lugar
O rubro-negro dominou o campeonato e garantiu o título com uma rodada de antecedência, ao vencer o Ceará por 1 a 0 no Maracanã, na última quarta-feira. A equipe comandada por Filipe Luís disputou a última rodada com o Mirassol, no sábado, com um time alternativo, já que o elenco principal embarcou para o Catar para disputar a Copa Intercontinental de Clubes.
O Flamengo somou 79 pontos, como 23 vitórias, 10 empates e cinco derrotas (69,3% de aproveitamento), com 78 gols marcados, 27 sofridos e 51 de saldo.
Fluminense – 5º lugar
A vitória contra o Bahia por 2 a 0 neste domino foi crucial para coroar a boa temporada do Fluminense. Com os três pontos, a equipe de Zubeldía chegou aos 64 pontos e se garantiu na quinta colocação na tabela. Como o Flamengo venceu a Libertadores, o tricolor ficou com a última vaga direta na Libertadores. No total, a equipe venceu 19 vezes, empatou sete e perdeu 12 (aproveitamento de 56,1%), com 50 gols marcados, 39 sofridos e 11 de saldo.
Agora, o Fluminense volta as atenções para o duelo contra o Vasco, na próxima quinta-feira em São Januário, pela semifinal da Copa do Brasil. Quem avançar enfrentará Corinthians ou Cruzeiro na final.
Botafogo – 6º lugar
Foi por pouco. O Botafogo fez o dever de casa e venceu o Fortaleza neste domingo, mas terminou na sexta colocação da tabela, uma posição abaixo da zona de classificação direta à Libertadores. Mas ainda há motivos para esperança: o alvinegro ainda pode conseguir a vaga, caso Fluminense ou Corinthians vençam a Copa do Brasil e transformem o G5 em G6.
O Botafogo terminou o Brasileirão com 63 pontos, conquistados por meio de 17 vitórias e 12 empates, além das sete derrotas: o aproveitamento foi de 55,3%. Foram 58 gols marcados, 38 sofridos, resultando em um saldo de 20 gols.
Vasco – 14º lugar
Após um ano marcado por arrancadas impressionantes e quedas decepcionantes, o Vasco terminou o Brasileirão apenas na 14ª colocação — fora, portanto, da zona de classificação à Sul-Americana. A goleada de 5 a 0 sofrida para o Atlético-MG botou água no chope, já que o time precisava apenas de um empate para garantir a classificação continental.
Com a Copa do Brasil ainda em andamento, no entanto, o cruz-maltino já tem a vaga garantida, já que os rivais (Fluminense, Corinthians e Cruzeiro) estão em posições acima na tabela, o que liberaria mais uma vaga continental para as outras equipes. E, em caso de título, o time comandado por Fernando Diniz garante a vaga para a Libertadores.
No Brasileirão, o Vasco somou 45 pontos (13 vitórias, seis empates e 15 derrotas, aproveitamento de 39,5%), vazou 55 vezes os adversários e cedeu 60 gols, resultando em um saldo de -5.

Créditos

You may also like