- Cervejas artesanais brasileiras foram premiadas em concursos globais como World Beer Cup, World Beer Awards e European Beer Star em 2025.
- Sim! Cerveja e 277 Craft Beer ganharam ouro no World Beer Cup com Melancia SOUR’n Salt e Quadrupel 277, respectivamente.
- Cerveja Stannis conquistou medalhas de ouro no World Beer Awards e Brussels Beer Challenge com a Red Sönja.
- Brotas Beer ganhou ouro no European Beer Star com a Schwarzbier, também premiada no Brussels Beer Challenge e Brazilian Beer Awards.
O ano de 2025 foi excepcional para o mercado brasileiro de cervejas artesanais, com rótulos nacionais conquistando o topo do pódio nos maiores concursos globais, como o World Beer Cup, o World Beer Awards e o European Beer Star. além do tradicional Concurso Brasileiro de Cervejas.
Confira cinco rótulos de cervejarias artesanais brasileiras que se destacaram em 2025:
1 – Melancia SOUR’n Salt, da Sim! Cerveja
Reconhecida pelo World Beer Cup, um dos mais prestigiados concursos internacionais do setor, a cervejaria campineira Sim! ficou com o ouro na categoria Specialty Non-Alcohol Beer (sem álcool). Refrescante, esse rótulo é uma releitura do estilo alemão Gose, que traz um toque salgado no paladar.
Além deste ingrediente, a junção de sabores da melancia e hibisco resulta em uma bebida equilibrada e diferente de tudo o que você já provou.
2 – Quadrupel 277, da 277 Craft Beer
Direto de Foz do Iguaçu (PR) para o mundo, a Quadrupel 277, da 277 Craft Beer, ganhou ouro no World Beer Cup na categoria Belgian-Style Strong Specialty Ale.
Ela traz melado, maltes especiais e levedura belga, o que a torna uma cerveja de coloração escura, encorpada, com aroma de calda de frutas, como tâmaras e ameixas, e notas de vinho do porto. A maturação por 12 meses em barris utilizados no envelhecimento de cachaça agrega ainda mais complexidade ao perfil sensorial.
3 – Canoa Quebrada, da 277 Craft Beer
A mesma cervejaria paranaense arrematou mais um ouro no World Beer Cup com sua Canoa Quebrada, uma gose que leva maltes de trigo, cevada e caju.
Trata-se de uma cerveja de coloração clara, sabor levemente salgado, baixo amargor, acidez equilibrada e perfil refrescante.
4 – Red Sönja, da Cerveja Stannis
A Irish Red Ale Red Sönja é um dos sucessos do ano. A Cerveja Stannis de Jaraguá do Sul (SC) conquistou a medalha de ouro no World Beer Awards (WBA) e no Brussels Beer Challenge.
Inspirada na personagem de quadrinhos, a Red Sönja é avermelhada, de sabor maltado, com notas de caramelo e final seco, com 5% ABV.
5 – Schwarzbier, da Brotas Beer
De coloração escura e corpo médio, o rótulo da Brotas Beer, que ganhou ouro no European Beer Star, na Alemanha, este ano, se destaca pelos aromas maltados de caramelo e chocolate e pelo teor alcoólico de 4,5%.
O estilo Schwarzbier foi um dos cinco brasileiros premiadas com o ouro naquele concurso, mas ele também arrematou as medalhas douradas no Brussels Beer Challenge e no Brazilian Beer Awards.
Veja aqui as cervejas brasileiras premiadas na 5ª Copa Cerveja Brasil
Frutopia também merece sua atenção
A Frutopia Amburana é obra da Cervejaria Yellow Bird Brewery, de Pinhais (PR), em parceria com a Hespanha Brewery, de Paranaguá (PR). Trata-se de uma Brazilian Wood and Barrel Aged Sour Beer, que reúne quatro frutas – amora, morango, tangerina e limão. Para deixar ainda bem diferenciada, o mestre-cervejeiro usou chips de amburana, madeira típica do Nordeste, na maturação.
Essa receita ousada conquistou o coração dos jurados na categoria Best of Show da 5ª Copa Cerveja Brasil, e levou o ouro no principal prêmio da competição organizada pela Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva).
Cervejaria de convento mineira recebe medalha de ouro em competição internacional
