Home » Torcida do Corinthians domina o Interior do Paraná; veja ranking nas maiores cidades

Torcida do Corinthians domina o Interior do Paraná; veja ranking nas maiores cidades

by admin

Todo poderoso, o Corinthians não respeita divisas. De acordo com levantamento do Paraná Pesquisas, encomendado pelo UmDois Esportes, o time paulista é indiscutivelmente o mais popular entre torcedores de futebol ou simpatizantes em seis das nove maiores cidades do Paraná.

O Timão lidera em Londrina (Norte), Maringá (Noroeste), Ponta Grossa (Campos Gerais), Cascavel e Foz do Iguaçu (Oeste) e também em Guarapuava (Centro-Sul). Somente na capital Curitiba e em Colombo e São José dos Pinhais, que fazem parte da Região Metropolitana, o time paulista não é dominante – mas ainda assim sempre ocupa lugar no top 3, à frente do local Paraná Clube.

O mais impressionante: o Corinthians lidera com vantagem média de 5,6 pontos percentuais para os segundos colocados nas principais cidades paranaenses. A principal diferença ocorre em Londrina, onde bate o Palmeiras por 9,6%. A menor aparece em Foz do Iguaçu, onde supera o Flamengo por 1,2% – o que representa empate técnico dentro da margem de erro de 2,2%. Veja os detalhes nos infográficos abaixo.

Torcida em Curitiba, Londrina e Maringá

Arte: Diana Lopes/UmDois Esportes

Athletico e Coritiba nem disputam no Interior

A força do Corinthians e outros forasteiros, principalmente Flamengo e Palmeiras, não dá chance de disputa para os principais times paranaenses no próprio estado. A dupla Atletiba domina apenas em seu reduto e áreas próximas, mas não consegue se impor nem sequer em Ponta Grossa, localizada a 114 km de distância da capital.

Na Princesa dos Campos, Athletico (2,3%) e Coritiba (1,5%) ficam em sétimo e oitavo lugares. Já em Guarapuava, distante 256 km de Curitiba, o Furacão representa 3,9% da torcida – melhor resultado do clube nas principais cidades do Interior. Mesmo assim, somente em sexto lugar no ranking da cidade, enquanto o Coxa é o oitavo (2,2%), atrás do gaúcho Grêmio.

Em Londrina, Maringá e Foz do Iguaçu, o repúdio aos times é ainda mais evidente. Rubro-Negro e Alviverde estão tão enfraquecidos que não conseguem somar um ponto percentual completo onde o domínio é corintiano, palmeirense e flamenguista.

“Fica muito evidente a força da dupla Atletiba em torno de Curitiba. Saiu, praticamente, da capital, essa força cai, o que é muito ruim para eles. Fica muito claro que há uma força das equipes paulistas a partir de Ponta Grossa”, cita Murilo Hidalgo, diretor do Paraná Pesquisas.

Torcida em Ponta Grossa, Cascavel e São José dos Pinhais

mapa pesquisa ponta grossa cascavel sao jose pinhais
Arte: Diana Lopes/UmDois Esportes

Corinthians Paranaense não deu certo

Em 2009, uma iniciativa inovadora mudou o nome do pequeno J. Malucelli para Corinthians Paranaense, justamente para tentar explorar a potência alvinegra no estado. A parceria, no entanto, durou apenas até 2012, quando o time do empresário Joel Malucelli voltou a utilizar a nomenclatura antiga.

Curiosamente, a localização do clube, no bairro ao lado do Parque Barigüi, em Curitiba, pode ter pesado para fim prematuro. “Na realidade, a gente não conseguiu transferir esses torcedores. Não pegou. Infelizmente, foi um projeto que não deu certo. O Corinthians já era muito forte no estado naquela época, mas não conseguimos envolvê-los porque na capital, queira ou não queria, era Athletico, Coritiba e Paraná”, comenta Malucelli, que talvez teria mais sucesso caso o projeto fosse sediado fora da região de Curitiba.

Torcida em Foz do Iguaçu, Colombo e Guarapuava

Arte: Diana Lopes/UmDois Esportes

Siga o UmDois Esportes

Créditos

You may also like