Acessibilidade
Bom dia. Estamos na terça-feira, 23 de dezembro
Cenários
Será divulgada na manhã desta terça-feira (23) a última leitura de inflação deste ano, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que é uma prévia do IPCA. A mediana das das projeções aponta para alta de 0,30% no mês, com a taxa acumulada em 12 meses em 4,40%.
A expectativa é que a inflação de serviços siga pressionando o índice, puxada pela alta expressiva nas passagens aéreas. Em contrapartida, os preços de alimentos e de bens industriais devem ajudar a conter o avanço do índice, ainda refletindo os descontos da Black Friday.
Nos preços administrados, a expectativa é de leve alta, influenciada por reajustes em planos de saúde. No sentido oposto, deflações em energia elétrica e gasolina tendem a contribuir para conter a inflação no mês.
Para o IPCA cheio de dezembro, que será divulgado apenas no início de janeiro, a projeção é de variação próxima de 0,40%, o que levaria a inflação em 12 meses a recuar de 4,46% para cerca de 4,37%, ainda dentro da banda de tolerância da meta vigente.
No caso dos Estados Unidos, o indicador mais importante é a variação do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre. A mediana das expectativas é de um crescimento anualizado de 3,3%. Se confirmado, o resultado será uma variação inferior aos 3,8% do segundo trimestre. Mesmo assim, o número mostra a resiliência da economia americana, que segue crescendo apesar dos juros elevados e da política monetária apertada.
Perspectivas
Os contratos futuros dos índices americanos e as cotas do Exchange Traded Fund (ETF) EWZ iShares MSCI Brazil negociados em Nova York iniciam o último pregão antes da pausa de Natal com uma leve alta devido às perspectivas positivas para o PIB americano.
Indicadores
IPCA-15 (Dez)
Estimado: 0,30%
Anterior: 0,20%
IPCA-15 (12M)
Estimado: 4,40%
Anterior: 4,50%
Produto Interno Bruto (3º trim)
Esperado: 3,3%
Anterior: 3,8%
Confiança do Consumidor CB (Dez)
Esperado: 91,7
Anterior: 88,7
