Sob a liderança do mestre Joaquim Ferreira, o grupo transforma a brincadeira em uma ferramenta de inclusão social e preservação cultural.
A última atração da programação de 2025 do projeto Pátio Aberto promete manter viva a chama do Bumba Meu Boi do Sotaque da Baixada. O grupo Bela Joia de Nazaré, vindo do município de Matinha e com uma história de mais de 15 anos, sobe ao palco do Centro de Cultura Vale Maranhão (CCVM) nesta quarta-feira, 4, às 19h.
✅ Seja o primeiro a ter a notícia. Clique aqui para seguir o novo canal do Cubo no WhatsApp
Sob a liderança do mestre Joaquim Ferreira, o grupo transforma a brincadeira em uma ferramenta de inclusão social e preservação cultural. A apresentação trará ao público da capital a essência do ritmo característico da Baixada Maranhense, executado com pandeirões, matracas e o singular tambor onça. A riqueza visual fica por conta das indumentárias e adereços artesanais que vestem os personagens do auto popular.
O trabalho do Bela Joia de Nazaré é reconhecido por seu forte caráter comunitário em Matinha, atuando na valorização das tradições locais entre gerações. A vinda a São Luís representa um momento de visibilidade e troca, levando a cultura do interior para o centro histórico da cidade.
O evento, com entrada gratuita, acontece no CCVM, localizado à Rua Direita, nº 149, Centro Histórico.
