Em 2019, ficou muito conhecido o caso em que o McDonald’s demitiu o CEO da empresa por ter se envolvido em um relacionamento amoroso com uma funcionária. Passamos a maior parte de nossos dias e semanas no trabalho, e a realidade é que a atração no escritório pode surgir a qualquer momento, especialmente quando passamos mais tempo com colegas de trabalho do que com amigos e família.
A convivência com as mesmas pessoas no ambiente de trabalho faz com que passemos a conhecê-las de maneira muito próxima. Estamos sujeitos a ver como alguém responde a um problema, lida com a frustração e a pressão, e como interage com outros colegas. Além disso, quando se trabalha em equipe por longas horas, inevitavelmente se fala sobre temas pessoais e criam-se vínculos fortes. A proximidade e, às vezes, intensidade desses laços pode se fundir a ponto de levar à intimidade de uma relação romântica.
Embora, na maioria dos casos, os relacionamentos amorosos no trabalho simplesmente aconteçam, sem tempo para planejá-los, antes de tomar a decisão de se envolver com algum colega, o ideal é conhecer a política do setor de Recursos Humanos.
Muitas empresas, como o McDonald’s, proíbem relacionamentos entre funcionários, especialmente quando um deles ocupa uma posição de poder sobre o outro. Outras empresas são mais flexíveis e apenas exigem que os envolvidos informem o setor de RH.
Independentemente de quais as políticas das empresas, as relações amorosas no trabalho acontecem, e existem algumas orientações que devem ser levadas em conta para conseguir administrá-las.
A primeira coisa a fazer quando você sente atração por alguém do trabalho, e sabe que o sentimento é mútuo, é avaliar se vale mesmo a pena investir em uma relacionamento. Caso não funcione, as consequências podem ser negativas: ambos podem se sentir desconfortáveis compartilhando o mesmo espaço e se vendo todos os dias; e até mesmo um dos dois pode acabar deixando a empresa para trabalhar em outro lugar, a fim de evitar o mal-estar. Por isso, talvez não seja a melhor ideia seguir adiante se o relacionamento parecer apenas uma aventura ou algo de curto prazo.
Orientações para relacionamentos saudáveis no trabalho
Se vocês já decidiram que vale a pena tentar porque realmente gostam um do outro, então há fatores importantes a considerar:
- Não deve haver demonstrações públicas de afeto no escritório, nem em locais próximos, como o local onde todos almoçam. Além de tornar o relacionamento público, as demonstrações de afeto podem deixar outras pessoas do escritório desconfortáveis, uma atitude pouco profissional.
- Respeitem seus espaços individuais. Passar todas as horas do dia ao lado do parceiro pode ser desgastante, é importante respeitar o espaço do outro e ter amigos diferentes no ambiente de trabalho e fora dele.
- Mantenham o drama fora das paredes do escritório. Todos os relacionamentos têm altos e baixos, isso é normal, mas discutir com o parceiro e levar as questões para o ambiente de trabalho é pouco profissional. Além de afetar a produtividade de ambos e a qualidade do trabalho, pode fazer com que as pessoas ao redor também se sintam constrangidas.
- Evitem trabalhar sempre nos mesmos projetos. Se vocês trabalham em uma empresa pequena ou na mesma área de uma empresa maior, pode ser quase impossível evitar isso, porém, tentem ter espaços e projetos diferentes sempre que possível. Isso fará com que cada um seja visto como uma pessoa independente no escritório e evitará que a qualidade do trabalho de vocês seja associada à vida a dois.
- Se o relacionamento não funcionar, não continuem juntos apenas porque trabalham no mesmo lugar. Não ignore sinais de alerta em um relacionamento com um colega de trabalho apenas para evitar o desconforto de terminar e ter que ver a outra pessoa todos os dias. Prolongar a relação só para evitar incômodos pode trazer consequências ainda piores.
Pessoalmente, acredito que relacionamentos amorosos com colegas de trabalho podem ser complicados, mas podem funcionar. É importante ter em mente que, como qualquer relacionamento, namorar um colega de trabalho pode não dar certo. Nesse cenário, as consequências podem afetar a produtividade de ambos, e é por isso a importância de avaliar desde o início se vale ou não a pena correr o risco.
