Uma reunião foi realizada na manhã desta quinta-feira (18), para discutir o projeto de readequação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) São José. O encontro aconteceu na Secretaria Municipal de Saúde (SEMUS), e contou com a participação de técnicos do Ministério da Saúde (MS), engenheiros da secretaria, da secretária-adjunta, Iracilda Viana, a coordenadora do setor de Assessoria de Planejamento e Projetos Especiais, Anne Danielle, e a diretora da UPA São José, Ancivalda Nunes.
No encontro foi apresentada e discutida a nova planta arquitetônica da UPA São José. Objetivo é melhorar a estrutura da unidade com adaptação dos espaços, integrando e otimizando os ambientes de forma que a assistência se torne mais acolhedora e segmentada com um novo fluxo de atendimento. O projeto está sendo discutido para ajustes necessários e início da obra, que deve começar no primeiro semestre de 2026.
“Vamos fazer as adequações indicadas pelo Ministério da Saúde, já aproveitando para adaptar a estrutura para atendimento da ortopedia com imobilização provisória. Uma estratégia a pedido do prefeito Rildo Amaral para desafogar o Socorrão dessa especialidade, que é uma das maiores demandas da urgência e emergência da saúde pública. Será uma opção a mais para a população que contará com este atendimento descentralizado” – explicou Iracilda.
Publicidade

A secretária-adjunta acrescentou que as mudanças previstas também possibilitam à Secretaria de Saúde pleitear a migração da opção de custeio da UPA da Opção III para a Opção V, o que permitirá aumento no valor do incentivo financeiro federal repassado mensalmente ao município para auxiliar na manutenção dos serviços oferecidos pela unidade.
A proposta do novo projeto arquitetônico segue as diretrizes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), que prevê redimensionamento de consultórios, salas de observações, salas de inalação com pontos de oxigênios, ponto de vácuo e enfermarias com novos leitos, uma vez que as instalações físicas da UPA devem atender aos critérios estabelecidos pela ANVISA, aos regulamentos técnicos de projeto do MS e as demais legislações específicas para construção e estrutura física de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS).
Atualmente, a UPA oferta atendimento em pediatria e clínica médica, com atendimento 24h, com oferta de consultas, exames laboratoriais e raio X.
