Home » Vasco promoveu evento por ocasião do Mês da Consciência Negra

Vasco promoveu evento por ocasião do Mês da Consciência Negra

by admin

São Januário foi, mais uma vez, um lugar de pensamento e cidadania na tarde da última quarta-feira (19). Organizado pelo Departamento de História e Responsabilidade Social do clube, o evento “Celebrar, refletir e agir: a Consciência Negra no Club de Regatas Vasco da Gama” reuniu profissionais do clube, integrantes de torcidas organizadas e moradores da Cidade de Deus e da Barreira do Vasco para uma tarde de reflexão e cidadania.

A mesa de debate foi composta por nomes da intelectualidade e do ativismo, incluindo o Prof. Dr. Ivanir dos Santos, a Prof.ª Dr.ª Daniela Araújo, o Prof. Dr. Hugo Moraes e o Prof. Me. Marcelo Resende.

Mais do que uma aula de história ou letramento racial, o que se viu foi uma análise crítica sobre como o Vasco, que tem orgulho de ter a “História Mais Bonita do Futebol”, pode utilizar seu peso institucional para combater o racismo estrutural contemporâneo.

A Prof.ª Dr.ª Daniela Araújo resumiu a urgência da pauta, ligando o passado à necessidade de construir o futuro:

“Esse debate é muito importante para que a gente consiga fomentar, iniciar um processo de educação, de letramento nas nossas torcidas, no nosso clube. Nós temos uma história extremamente linda, importante, a mais bonita eu diria,” afirmou a professora. “É fundamental que a gente construa novos passos para que daqui a 20, 30 anos pesquisadores de todo o Brasil olhe para cá e vejam o Vasco como vetor de transformação social.”

“Um evento para a gente vascaína”

O encerramento ficou marcado pela avaliação positiva da organização, que viu no encontro um passo fundamental para consolidar o clube como um agente de transformação social.

O Coordenador do Departamento de História, Walmer Peres, celebrou a adesão e a pluralidade do público presente:

“Bem, estou muito feliz. Nosso evento foi um sucesso. Tivemos aqui representantes de setores da sociedade, representantes da gente vascaína, pessoas que são fundamentais para a grandeza do nosso clube.”

Olhando para o calendário futuro, o coordenador projetou a ampliação da iniciativa, sugerindo um mês inteiro de atividades para os próximos anos:

“Fica aqui o nosso desejo do Centro de Memória, do Departamento de História e Responsabilidade Social, de que esse evento seja anual. Que na verdade nós tenhamos para 2026 um programa com vários eventos durante o Novembro Negro, que combata o racismo, mas também valorize a cultura negra do nosso país.”

Fonte: Site oficial do Vasco

crvasco_br

A História Mais Bonita do Futebol exige luta constante!

Em São Januário, funcionários, torcedores e comunidades se uniram para traçar os passos do Vasco como um VETOR de transformação social. O nosso compromisso é racismo zero e valorização da cultura negra. A luta continua e se projeta em 2026! 💢✊🏽✊🏾✊🏿

Fonte: Instagram oficial do Vasco



Créditos

You may also like