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Veja as principais dicas para se proteger de golpes digitais neste final de ano

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Com o comércio eletrônico em ritmo acelerado no final do ano, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) reforçou a importância de redobrar a atenção antes de concluir qualquer compra online.

 Durante a última etapa da campanha Movimento #FiqueEsperto de 2025, voltada à prevenção de golpes digitais, a empresa destaca que com o aumento no volume de compras pela internet, aumenta também a circulação de promoções falsas, sites fraudulentos e ações enganosas que podem resultar em prejuízos financeiros para os consumidores.

Entre as recomendações, estão:

  • Verificar a credibilidade das lojas

Antes de finalizar a compra, é essencial verificar a credibilidade da loja, através de avaliações de outros consumidores e em sites sobre reclamações de empresas.

  • Desconfiar de preços muito abaixo da média

Preços muito abaixo da média tendem a indicar golpes e fraudes. Normalmente, cibercriminosos usam esses valores para atrair consumidores para sites falsos ou os produtos vendidos são de baixa qualidade.

  • Evitar clicar em links recebidos por mensagens, e-mails ou redes sociais sem checar a procedência

Mutos golpistas utilizam links falsos, disparados por Inteligência Artificial, para direcionar consumidores a sites fraudulentos. Sempre confira a procedência da mensagem.

  • Desconfiar de promoções “imperdíveis”

No mesmo sentido de preços muito abaixo da média, promoções “imperdíveis” também podem indicar golpes financeiros, fraudes e a prática de propaganda enganosa.

  • Preferir meios de pagamento seguros

Cartões e carteiras digitais normalmente são sistemas de pagamento mais seguros para compras online. Dê preferência a plataformas que permitem a contestação de pagamentos. 

A Anatel destaca que golpes comuns incluem links maliciosos, falsas ofertas com “prazo limitado” e comunicações sobre supostos problemas em entregas. A empresa também informa que, ao receber mensagens sobre descontos, parcelamentos especiais ou atualizações de pedidos, o consumidor confirme as informações diretamente no app ou no site oficial da loja.

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