O jornalista Rafael Capanema, conhecido por seu trabalho na área de tecnologia, fez um desabafo sincero nas redes sociais na última quinta-feira (18/12), relembrando um episódio de grande desconforto que viveu ao lado da apresentadora Ana Maria Braga, no programa Mais Você, da TV Globo, em 2010. Na postagem, Capanema não poupou detalhes e descreveu como foi “humilhado ao vivo” por Ana Maria, sendo criticado e até ignorado pela apresentadora após a entrevista.
O jornalista compartilhou um vídeo no X (antigo Twitter), onde falou abertamente sobre o dia em que passou por uma situação de vergonha nacional. “O dia em que eu fui esculhambado ao vivo pela Ana Maria Braga”, foi assim que ele iniciou seu relato, despertando a curiosidade de seus seguidores. Mas o que parecia ser uma entrevista normal, rapidamente se transformou em um pesadelo para Rafael, que, em 2010, estava em ascensão como jornalista especializado em tecnologia e foi convidado para falar sobre um tema que estava em alta na época: como ganhar dinheiro com blogs.
“Em 2010, eu era jornalista de tecnologia, e uma produtora do Mais Você, que acompanhava as minhas reportagens, me chamou para participar de uma matéria sobre blogs e monetização. Eu achei uma ótima oportunidade de mostrar meu trabalho”, explicou Capanema. Mas o que era para ser um momento de destaque para ele, logo se tornou um episódio de desconforto. O jornalista viajou de São Paulo para o Rio de Janeiro, onde o Mais Você era gravado na época. Chegando ao Projac, o estúdio da Globo, ele se viu ansioso e tímido, o que acabou prejudicando seu desempenho na entrevista.
“Eu cheguei bem cedo, e o clima já estava tenso. Era minha primeira vez em um programa de grande audiência como aquele, e eu era muito tímido. Então, naturalmente, me enrolei um pouco na conversa. A Ana Maria parecia impaciente. No final da entrevista, ela me olhou e disse: ‘É, melhor você voltar pro seu computador, porque falar não é o seu forte. Todo atrapalhado’. Foi um golpe”, revelou Rafael, visivelmente ainda abalado pelo ocorrido. A crítica pública e ao vivo o deixou desconcertado e com a sensação de que sua participação havia sido um fracasso absoluto.
Rafael também fez questão de ressaltar que nunca chegou a ver o vídeo completo da entrevista. “Esse vídeo até chegou a ser disponibilizado no site da Globo, mas sumiu muito rápido. Procurem, vocês não vão encontrar. O único registro que eu tenho desse momento é uma foto que um amigo meu, que trabalhava na Globo na época, tirou anos depois”, disse ele, lamentando a perda da gravação.
O pior, no entanto, estava por vir. Segundo o relato de Capanema, após a humilhação ao vivo, Ana Maria Braga não só o criticou, mas o abandonou no estúdio. “Depois de me chamar de atrapalhado ao vivo, ela anunciou os comerciais e simplesmente sumiu. Eu fiquei lá, sozinho, sentado à mesa do café da manhã, sem saber o que fazer”, disse o jornalista, que, claramente, ainda guarda as lembranças dessa situação constrangedora.
Na tentativa de aliviar o desconforto, Rafael optou por tomar um café. “Coloquei açúcar na xícara, mas acabei colocando sal, sem perceber. Quando percebi, já era tarde demais”, contou com um tom de ironia. Porém, o pior ainda estava por vir. “Enquanto eu tentava me recompor, olhei para o outro lado do estúdio e vi um funcionário fazendo um gesto para que eu saísse de lá. O pedido era claro: ‘Vaza’, como se eu fosse um figurante qualquer”, completou, com um sorriso nervoso.
Finalmente, um produtor se aproximou e pediu que ele saísse do estúdio. “Foi a gota d’água. Tentei lidar com o fiasco, mas parecia que nada dava certo naquele dia”, contou Capanema, que ainda ficou com o sentimento de ter sido tratado com desdém pela apresentadora e pela equipe do programa. “Esse episódio ficou marcado na minha memória como um dos piores momentos da minha carreira”, confessou.
Este relato veio à tona anos depois, em um contexto de reflexão sobre as pressões do mundo midiático e as experiências que, muitas vezes, ficam marcadas de forma negativa. Capanema usou sua história para refletir sobre como, mesmo no mundo profissional, as atitudes de figuras públicas podem ter um impacto profundo nas pessoas. “Hoje, olhando para trás, vejo que foi um aprendizado. Mas naquele momento, foi um choque. Não só pela crítica, mas pelo tratamento após a entrevista”, concluiu.
Veja:
o dia em que eu fui esculhambado ao vivo pela ana maria braga pic.twitter.com/PxlNNISass
— Rafael Capanema (@rafaelcapanema) December 18, 2025
Leia também: De novo? Maria Gladys enfrenta crise financeira e tensão familiar prolongada
