Home » Viagem ‘ao passado’ ou inspiração em filmes e séries? Conheça algumas tendências do turismo para 2026

Viagem ‘ao passado’ ou inspiração em filmes e séries? Conheça algumas tendências do turismo para 2026

by admin
Viagem 'ao passado' ou inspiração em filmes e séries? Conheça algumas tendências do turismo para 2026

Quais são seus planos de viagem para 2026? De acordo com uma nova pesquisa divulgada pelo portal de reservas de hospedagem Hoteis.com, é possível que se encaixe em uma de três tendências identificadas entre viajantes do mundo inteiro: hotéis com alguma carga histórica, roteiros inspirados em séries e filmes e mudanças de hospedagem dentro de um mesmo destino.

  • Lisboa: novidades na capital portuguesa tem de ouro do Brasil à arte contemporânea
  • Escócia: ilha do uísque e das areias que cantam é eleita um dos melhores destinos de 2026

Essas são as conclusões apresentadas pela mais nova edição da pesquisa “Unpack”, realizada anualmente pela Hoteis.com e que pretende, a partir da análise de reservas e pesquisas de usuários do serviço em todo o mundo, identificar as tendências de viagem para o ano seguinte.

— Analisamos a conduta de mais de 24 mil viajantes para entender quais são as novas modalidades e novos interesses, e essas tendências mudam a todo instante. Sempre estamos atentos aos desejos das pessoas, mesmo os que estão um pouco fora da curva — explica o diretor de Marketing da Hotéis.com na América Latina, Juan Pasquel.

A seguir, veja as três principais tendências identificadas pela pesquisa “Unpack ’26”:

De acordo com o levantamento, em 2026 os viajantes estarão mais interessados em se hospedar em propriedades restauradas, que combinem arquitetura histórica, relevância cultural, personalidade e comodidades modernas. A lista “Hotéis do Ano 2026” da Hoteis.com identificou uma demanda de estabelecimentos que funcionam em prédios antigos, que já serviram a outros propósitos, como escolas, estações de trem, bancos e até mesmo presídios, mas sem abrir mão do conforto que se espera de um hotel contemporâneo.

Os exemplos que se encaixam nesta categoria estão presentes em todo o mundo. A pesquisa cita alguns, como Hotel Seiryu Kyoto Kiyomizu, uma antiga escola restaurada em Kyoto no Japão, com aumento de 194% nas buscas de 2024 para 2025, e o Bodmin Jail Hotel, que funciona no prédio de uma antiga prisão em Cornwall, na Inglaterra, com aumento de 110% nas pesquisas. 

— No Brasil, um bom exemplo é o hotel Sandi, no Centro Histórico de Paraty, que teve aumento nas buscas na nossa plataforma de 72%. Ele funciona numa casa centenária que já abrigou, entre outras coisas, uma escola, uma característica histórica que acrescente um charme extra à propriedade —diz Pasquel.

Outra tendência crescente apontada pela pesquisa foi batizada de “rota de hotéis”, ou seja, quando os viajantes reservam mais de uma opção de hospedagem dentro de uma mesma cidade ou região, em vez de ter apenas uma base única durante toda a estadia. De acordo com o levantamento, essa já é uma prática adotada por 54% dos usuários da Hoteis.com. Entre os motivos estão o desejo de explorar vizinhanças diferentes (50%) ou aproveitar ofertas melhores (35%).

Entre os brasileiros, esta é uma tendência ainda mais forte. De acordo com a pesquisa, 71% dos usuários no Brasil afirmaram que se hospedariam em mais de um hotel ao visitar um destino. Metade deles alegam a possibilidade de explorar diferentes bairros ou áreas, e 48% usam a redução de tempo de deslocamento entre pontos turísticos e atrações como justificativa. Os brasileiros também preferem hotéis com características diferentes, como por exemplo, um com piscina, outro com bar ou spa na cobertura (55%), priorizando conhecer diferentes locais dentro do mesmo destino (54%). 

— Os brasileiros são campeões mundiais neste quesito. É uma característica que não me surpreende, porque os brasileiros têm a tendência de fazer viagens mais longas e pulverizadas — afirma o executivo.

Pasquel aponta ainda o fortalecimento do “bleisure” (combinação de viagens de trabalho e lazer), especialmente entre millennials e pessoas da Geração Z, que também engrossam as fileiras dos turistas que mudam de hotel dentro de uma cidade ou região quando viajam para acompanhar grandes eventos esportivos, shows ou festivais. Para ele, as redes sociais também são um componente importante nessa equação, já mudar de hotel significa também ter novos cenários para postagens.

— Hotéis e pousadas são personagens nas viagens da gente, e postar esses hotéis dá uma certa credibilidade, cria uma invejinha boa — brinca o executivo.

Viagens inspiradas em filmes e séries em 2026 

Por fim, o levantamento da Hoteis.com mostra que 53% de seus usuários afirmam planejar uma viagem inspirada em filmes ou séries. Entre os jovens das gerações Y (millennials) e Z, essa fatia é ainda maior: 81%. O que comprova que a tendência, identificada pela primeira vez em 2022, está mais forte do que nunca.

No recorte nacional, 56% dos brasileiros entrevistados afirmaram que já pesquisaram opções de férias em destinos que serviram de locação para produções do cinema ou da TV. Entre os muitos lugares do mundo, o mais popular seria a capital francesa, com 42% das pessoas citando as séries “Emily em Paris” e “Lupin” e o filme “O fabuloso destino de Amélie Poulain” como referências.

— Acredito que o sul da França, que será palco da próxima temporada da série “The White Lotus”, fará ainda mais sucesso no ano que vem — aposta Pasquel, lembrando que a produção já causou efeitos semelhantes nas locações anteriores, especialmente na Tailândia.

Aliás, o Havaí, que recebeu a primeira temporada da série da HBO sobre o luxuoso resort que é palco das situações mais inusitadas, é o segundo destino mais citado por brasileiros que se dizem inspirados em produções do audiovisual na hora de planejar a viagem (36%). Seguido por Toscana, na Itália, e Los Angeles, nos EUA, ambos com 33%.

Créditos

You may also like