Escrito en MÍDIA el
Nesta quinta-feira (27), a influenciadora de viagens escocesa Kirsten Will viralizou nas redes sociais após acusar um casal de brasileiros de plágio. Em um vídeo publicado (e agora tornado privado), ela expôs que os influenciadores Deisi Remus e Guilherme Cury plagiaram seu conteúdo de viagem “palavra por palavra” e ainda ganharam um prêmio utilizando seu material.
De acordo com Kirsten, o conteúdo plagiado, um guia de viagens sobre a Rota dos Quadrinhos de Bruxelas, foi originalmente postado em 2024. Já a versão plagiada foi publicada em junho deste ano pelo site “Experiências Pelo Mundo”, de Remus e Cury. Na internet, é possível encontrar o link para o conteúdo plagiado, postado em 13 de junho de 2025, mas a página agora se encontra fora do ar.
No vídeo publicado por Kirsten, ela conta todo o processo de plágio. Segundo a criadora, o casal brasileiro copiou seu conteúdo integralmente e chegou até a utilizar suas fotos, apenas retirando Kirsten da imagem através de edições. Além disso, o casal ainda enviou o conteúdo plagiado para uma premiação de jornalismo de viagens e chegou a ganhar o prêmio com a produção da influenciadora escocesa.
“Eles pegaram esse artigo, enviaram para um prêmio nacional de jornalismo de viagens no Brasil e venceram na categoria de conteúdo escrito de destaque…com as minhas palavras. Eles foram a uma cerimônia, receberam um troféu físico, posaram com ele, postaram nas redes sociais e até ganharam vouchers de voo da KLM para uma viagem à Europa”, lamentou Kirsten.
A influenciadora conta que entrou em contato com os responsáveis pela premiação, a European Travel Commission (ETC), e que, após comprovar sua autoria, o prêmio foi retirado do casal. Kirsten ainda denunciou que outros conteúdos seus foram plagiados pelo casal, e que vem incentivando outros produtores que tiveram publicações roubadas a correrem atrás de seus direitos para que o casal exclua os plágios.
Neste sábado (29), Kirsten voltou às redes sociais publicar uma nota em que afirma que, após entrar em contato com representantes de Guilherme Cury, constatou que ele não tem envolvimento nas postagens plagiadas publicadas pelo Experiências pelo Mundo nem com a premiação.
Após a repercussão do caso, os perfis de Cury e Remus foram fechados no Instagram.
Veja o relato completo abaixo.
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
