Campeão mundial da Fórmula 1 em 1997 pela Williams, o canadense Jacques Villeneuve falou sobre como o australiano Oscar Piastri, da McLaren, deve estar se sentindo depois de perder o título de 2025, após liderar a classificação dos pilotos no início da temporada.
Embora tenha vencido o GP da Holanda e garantido um terceiro lugar no GP da Itália, primeiras etapas após as férias de agosto, o piloto de 24 anos passou seis finais de semana sem um pódio no fim da temporada.
Por fim, Piastri saiu do campeonato em terceiro lugar na classificação dos pilotos. Seu companheiro britânico Lando Norris conquistou seu primeiro título de campeão e Max Verstappen, holandês da Red Bull, ficou em segundo.
“Terrível. Ele deve estar se sentindo péssimo porque tinha o campeonato nas mãos”, disse Villeneuve, durante o podcast High Performance.
“Ele estava controlando e tudo desapareceu e, quando ele percebeu que estava desaparecendo, era tarde demais para reagir. Ele ganhou velocidade nas duas últimas corridas, mas era tarde demais. Era tarde demais”, seguiu Jacques.
Oscar Piastri, McLaren
Foto de: Jayce Illman / Getty Images
A McLaren deixou os dois pilotos lutarem pelo título do campeonato, permitindo que eles corressem livremente na pista com a única condição de não baterem um no outro. As “regras papaia” foram muito analisadas durante o ano, mas a equipe de Woking se manteve firme até o final da temporada.
“Ele pode se sentir assim”, acrescentou Villeneuve quando perguntado se Oscar poderia sentir que havia recebido tratamento injusto da equipe.
Jacques Villeneuve
Foto de: Jakub Porzycki / NurPhoto / Getty Images
“Algumas pessoas podem estar falando no ouvido dele, dizendo: ‘Ei, você vê que a equipe não o ajudou. Eles erraram’. Mas essa não é a verdade. É uma equipe grande, eles não deixaram um carro mais lento. Não houve nenhum trabalho feito dessa forma. Em última análise, eles queriam ser campeões mundiais com qualquer um dos pilotos”, seguiu o ex-F1.
“Piastri é um piloto novo e jovem, que terá uma ótima imagem se vencer. Norris já está lá há algum tempo, trabalhando com a equipe. Portanto, qualquer um dos dois ficar com o título teria sido bom, mas, no final das contas, ele pode começar a pensar assim e começar a acreditar, mas isso seria improvável.”
NIC GIAFFONE avalia novatos da F1 e LUCAS MORAES revela bastidores da conquista do Mundial de rally
Ouça versão áudio do Podcast
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
We want your opinion!
What would you like to see on Motorsport.com?
– The Motorsport.com Team
