Barry Brecheisen/Getty Images
Acessibilidade
Uma das figuras mais emblemáticas da indústria de videogames, Vince Zampella morreu aos 55 anos em Los Angeles. Zampella, ex-CEO do estúdio Infinity Ward — responsável pela criação do videogame Call of Duty —, diretor executivo da Respawn Entertainment e líder da franquia Battlefield, esteve envolvido em um acidente de carro na tarde de domingo (21).
Segundo a emissora NBC Los Angeles, Zampella dirigia uma Ferrari que saiu da pista e colidiu contra uma barreira de concreto. O motorista ficou preso e morreu em um incêndio no carro; um passageiro ainda não identificado foi arremessado para fora do veículo e morreu no hospital.
A trajetória de Vince Zampella nos videogames
As contribuições de Zampella para a indústria de videogames são difíceis de igualar. Ao lado do cocriador Jason West, ele foi a mente por trás da era Modern Warfare de Call of Duty, ajudando a construir uma das franquias mais bem-sucedidas da história dos games.
Após uma demissão controversa, fundou a Respawn Entertainment em 2010, estúdio que produziu a série Titanfall e foi adquirido pela EA (Electronic Arts) no mesmo ano. A Respawn obteve sucesso em diversos gêneros, do multiplayer como serviço em Apex Legends às aventuras single-player da série Jedi. Recentemente, Zampella assumiu o comando da franquia Battlefield, que lançou Battlefield 6 neste ano e se tornou um dos jogos com melhor desempenho de 2025.
Além de um legado à frente de algumas das franquias de videogame mais marcantes da indústria, Zampella deixa três filhos.
Figuras da indústria lamentaram sua morte nas redes sociais. A Infinity Ward se pronunciou: “Descanse em paz, Vince. Como um dos fundadores da Infinity Ward e de Call of Duty, você sempre terá um lugar especial em nossa história. Seu legado na criação de entretenimento icônico e duradouro é imensurável.”
*Paul Tassi é colaborador da Forbes USA. Ele escreve sobre videogames, televisão e cinema, e já publicou cinco romances de ficção científica.
