O diretor, ator e cineasta Daniel Filho, nome histórico da televisão e do cinema brasileiro, é um dos artistas mais influentes do país. Famoso por ter interpretado o vilão ambicioso e brutal Renato Maia na novela ‘Rainha da Sucata‘ (1990) e por ter dirigido inúmeros sucessos da TV Globo e das telonas, o veterano coleciona uma carreira impecável. No entanto, sua vida pessoal também é marcada por uma união cheia de arte, talento e família.
O que nem todos sabem é que Daniel Filho, de 88 anos atualmente, está casado desde 2009 com a cantora e escritora Olivia Byington. Para quem não sabe, ela é mãe do ator, humorista e escritor Gregório Duvivier, um dos fundadores do Porta dos Fundos e apresentador do Greg News.
A história de amor de Daniel Filho e Olivia Byington
Daniel Filho e Olivia Byington oficializaram a união em janeiro de 2012, em uma cerimônia discreta e emocionante no Rio de Janeiro, com a presença de amigos famosos e familiares próximos. A celebração teve um toque budista, com a noiva chegando a cantar uma música para o amado após a troca de votos, o que emocionou os convidados, incluindo personalidades como Tony Ramos e a esposa, Lidiane, padrinhos do casamento.
Antes do veterano, Olivia Byington foi casada com o cineasta Miguel Faria Jr, pai de seu primogênito, João Byington de Faria, e, posteriormente, com o escultor, músico, pintor e ilustrador Edgar Duvivier, pai de Gregório, Barbara e Theodora.
Daniel Filho, por sua vez, já foi casado quatro vezes: com as atrizes Dorinha Duval, Betty Faria, Regina Duarte e Márcia Couto. A união com Olivia representa o quinto casamento do artista. O casal mantém uma vida mais reservada, mas não é incomum serem vistos juntos em lançamentos de livros, peças de teatro e eventos culturais, sempre demonstrando apoio mútuo às suas carreiras.
A relação de Daniel Filho e Gregório Duvivier
A relação entre Daniel Filho e Gregório Duvivier, seu enteado, é marcada pelo respeito e admiração mútua. Em 2011, por exemplo, o diretor prestigiou a peça Inbox, escrita por Gregório e sua então esposa, Clarice Falcão, aplaudindo o casal de pé. O veterano, na época, afirmou ter “rido do início ao fim” com o trabalho do enteado.
Daniel Filho, além de padrasto de Gregório e dos irmãos dele, é pai de Carla Daniel e João Daniel, frutos de casamentos anteriores.

Daniel Filho: Além do vilão de ‘Rainha da Sucata’
Embora a nova geração de telespectadores se lembre de Daniel Filho principalmente pelo seu papel como o cruel Renato Maia em ‘Rainha da Sucata’ (1990), um dos vilões mais marcantes e complexos da história da teledramaturgia brasileira, sua contribuição para a cultura vai muito além da atuação.
Como diretor, ele é o responsável por clássicos da TV, como ‘Dancin’ Days‘, ‘Selva de Pedra’ e ‘O Astro‘, e por filmes de enorme sucesso de bilheteria, como ‘Se Eu Fosse Você‘ (1 e 2), ‘Chico Xavier‘ e ‘Tempos de Paz‘. Daniel Filho é um nome fundamental na história da Rede Globo, tendo dirigido grandes produções e sido um dos responsáveis por trazer a autora Janete Clair para a emissora.
Leia também: Triste coincidência: Atriz de Rainha da Sucata morreu 2 meses após o filho, que também era ator

