Em missão oficial em Roma, senador retorna na próxima semana com o desafio de alcançar os votos necessários para aprovação do advogado-geral da União
PRESTÍGIO POLÍTICO. Em 2023, Weverton foi responsável pela aprovação de Flávio Dino; agora, terá que encarar desafio parecido com Jorge Messias
O senador Weverton Rocha (PDT) vai ser o relator do processo de indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, ao Supremo Tribunal Federal. Rocha foi escolhido para encaminhar a votação na condição de vice-líder do governo Lula no Senado Federal.
Em Roma, na Itália, Weverton participa do Forum Brasil-Itália do LIDE e só deve retornar ao Brasil na próxima semana.
“Assim que retornar ao Senado, na próxima semana, vou tratar dessa missão com a responsabilidade que o processo requer”, afirmou o senador maranhense, em nota divulgada agora à noite.
- o desafio de Weverton é evitar que os colegas rejeitem a indicação feita por Lula;
- ele teve o mesmo desafio durante a indicação de Flávio Dino, aprovado na Casa.
A resistência ao então ministro da Justiça, indicado por Lula em 2023, foi quebrada por Weverton, graças ao perfil conciliador, com trânsito em todas as correntes da Senado.
- atribui-se a Weverton a vitória de Dino, que enfrentava forte resistência entre os colegas, inclusive membros do próprio governo Lula;
- o senador maranhense teria conseguido, inclusive, votos bolsonaristas, como de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Sérgio Moro (PRB-PR).
Desta vez, a maior resistência a Jorge Messias se dá pelo fato de o advogado ter suplantado na preferencia de Lula um membro do próprio Senado, o ex-presidente da Casa Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Especula-se nos bastidores do Senado que a casa pode derrotar Lula em plenário.
O senador maranhense pretende enfrentar este desafio…
Relacionado
