Home » Cooperativas capixabas mantêm alta satisfação com Sistema OCB/ES em 2025

Cooperativas capixabas mantêm alta satisfação com Sistema OCB/ES em 2025

by admin

A satisfação das cooperativas capixabas com os serviços prestados pelo Sistema OCB/ES continua alta. Uma pesquisa encomenda pela instituição revelou que o índice é de 9,6 pontos, em uma escala de zero a 10. A mesma média foi obtida nos últimos três anos, confirmando que a organização manteve a sua relevância no quadriênio.

Um dos principais indicadores é o Net Promoter Score (NPS), que calcula o encantamento e o índice de recomendação dos entrevistados em relação à empresa avaliada.  A nota alcançada pelo Sistema OCB/ES foi de 95,4%, considerada de excelência.

“Em 2025, desenvolvemos uma série de atividades para fortalecer o trabalho das cooperativas capixabas. Ao final do ano, mensuramos a percepção delas sobre a nossa atuação, por meio dessa pesquisa. O resultado que recebemos é muito positivo e coroa todo o esforço que dedicamos aos nossos clientes”, celebra o presidente do Sistema OCB/ES, Dr. Pedro Scarpi Melhorim.

Na visão do diretor-executivo da organização estadual, a pesquisa ajuda a identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria. “Sempre buscamos nos aperfeiçoar, pois a cada ano novos desafios surgem. Esse dinamismo é o que torna nosso trabalho tão relevante. Com essa pesquisa, sabemos onde estamos acertando e para quais áreas precisamos direcionar mais energia”, considera Carlos André Santos de Oliveira.

A pesquisa de satisfação foi realizada Enquet, filiada à Associação Brasileira de Empresas de Pesquisa (Abep), que entrevistou 156 pessoas de 87 cooperativas do Espírito Santo. O levantamento foi feito entre os dias 17 e 27 de novembro de 2025, com coletas por telefone e metodologia quantitativa.

Áreas específicas avaliadas

Além do índice de satisfação geral, a pesquisa trouxe resultados sobre temas específicos relacionados ao Sistema OCB/ES. A representação foi um deles. O grau de concordância com o propósito da instituição – “Promover um ambiente favorável para o desenvolvimento do cooperativismo capixaba” – foi de 98,7%.

Por ser uma entidade representativa, o Sistema OCB/ES realiza articulações com o poder público e potenciais parceiros do cooperativismo. Em resposta a essas articulações, 98,7% dos entrevistados concordaram que a organização está ativamente envolvida nos principais fóruns de discussão que influenciam o desenvolvimento das cooperativas capixabas.

Quando se considerada a atual gestão da Casa do Cooperativismo Capixaba, a média geral obtida é de 9,56, na escala de zero a 10. Para se definir o resultado, foram considerados o relacionamento da gestão com o poder público, as cooperativas e o mercado e a transparência.

Referente às capacitações ofertadas pelo Sistema OCB/ES, 98,6% dos respondentes as consideram úteis ou muito úteis; 100% disseram que os treinamentos são satisfatórios; 98,6% avaliam que as ações melhoraram a capacidade operacional das coops participantes; e 100% afirmaram que é fácil conversar com a instituição quando a cooperativa precisa de capacitação.

A comunicação também foi avaliada: 99,4% dos entrevistados disseram estar informados ou bem-informados sobre a instituição, e 93% consideram os conteúdos interessantes ou muito interessantes.


Fonte: Sistema OCB/ES

Créditos

You may also like