×

Última Inflação do Ano Calibra Expectativas dos Juros para 2026

Última Inflação do Ano Calibra Expectativas dos Juros para 2026

Última Inflação do Ano Calibra Expectativas dos Juros para 2026

Pré-mercado

Acessibilidade







Bom dia. Estamos na terça-feira, 23 de dezembro

Cenários

Será divulgada na manhã desta terça-feira (23) a última leitura de inflação deste ano, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), que é uma prévia do IPCA. A mediana das das projeções aponta para alta de 0,30% no mês, com a taxa acumulada em 12 meses em 4,40%.

A expectativa é que a inflação de serviços siga pressionando o índice, puxada pela alta expressiva nas passagens aéreas. Em contrapartida, os preços de alimentos e de bens industriais devem ajudar a conter o avanço do índice, ainda refletindo os descontos da Black Friday.

Nos preços administrados, a expectativa é de leve alta, influenciada por reajustes em planos de saúde. No sentido oposto, deflações em energia elétrica e gasolina tendem a contribuir para conter a inflação no mês.

Para o IPCA cheio de dezembro, que será divulgado apenas no início de janeiro, a projeção é de variação próxima de 0,40%, o que levaria a inflação em 12 meses a recuar de 4,46% para cerca de 4,37%, ainda dentro da banda de tolerância da meta vigente.

No caso dos Estados Unidos, o indicador mais importante é a variação do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre. A mediana das expectativas é de um crescimento anualizado de 3,3%. Se confirmado, o resultado será uma variação inferior aos 3,8% do segundo trimestre. Mesmo assim, o número mostra a resiliência da economia americana, que segue crescendo apesar dos juros elevados e da política monetária apertada.

Perspectivas

Os contratos futuros dos índices americanos e as cotas do Exchange Traded Fund (ETF) EWZ iShares MSCI Brazil negociados em Nova York iniciam o último pregão antes da pausa de Natal com uma leve alta devido às perspectivas positivas para o PIB americano.

Indicadores

IPCA-15 (Dez)

Estimado: 0,30%

Anterior: 0,20%

IPCA-15 (12M)

Estimado: 4,40%

Anterior: 4,50%

Produto Interno Bruto (3º trim)

Esperado: 3,3%

Anterior: 3,8%

Confiança do Consumidor CB (Dez)

Esperado: 91,7

Anterior: 88,7



Créditos