Celular Seguro permite bloquear o aparelho, a linha telefônica e aplicativos de bancos e instituições financeiras. –
Após dois anos do seu lançamento, o aplicativo Celular Seguro atingiu a marca de 197.800 pedidos de bloqueio de aparelhos por roubo, furto, perda e outros tipos de ocorrência até terça-feira (23), informou o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A ferramenta tem 3.730.728 usuários registrados.
Leia Também:
O alerta de ocorrência no Celular Seguro permite bloquear o aparelho, a linha telefônica e aplicativos de bancos e instituições financeiras.
Tudo sobre Brasil em primeira mão!
No início de dezembro, a ferramenta oficializou a possibilidade de o bloqueio ser pedido por todos, até mesmo quem não se cadastrou no aplicativo.
A mudança estava sendo avaliada no último ano e foi confirmada após o ministério identificar que 80% dos alertas são de quem se cadastrou no app após a ocorrência. Com a mudança, será possível emitir o alerta na versão web ou no aplicativo até 15 dias após a ocorrência.
Como usar o Celular Seguro
- Baixe o aplicativo do Celular Seguro para Android ou iPhone (iOS)
- Faça o login com a conta gov.br
- Clique em “Registrar telefone”
- Selecione “Cadastrar telefone”
- Insira os dados do celular (número, operadora, marca) e, se quiser, uma pessoa de confiança
- Clique em “Cadastrar”
Para indicar uma pessoa de confiança, clique em “Pessoas de confiança” na tela inicial e, depois, em “Cadastrar contato”. Insira os dados e confirme em “Cadastrar”.
Para notificar roubo, furto ou perda:
- Clique em “Emitir alerta”;
- Selecione “Meus Telefones”, para ocorrências relacionadas aos que você cadastrou, ou “Telefones de Confiança”, para os de seus amigos;
- Escolha o número do celular e clique em “Alerta”;
- Informe dados sobre a ocorrência (data, hora, tipo, estado e cidade);
- Clique em “Emitir”.
