DNIT ignora buraqueira na BR-135 e, pela segunda vez, moradores interditam a importante rodovia federal
Moradores bloquearam um trecho da BR-135, na altura do município de Bacabeira, na manhã deste sábado (27), em protesto contra as condições da rodovia. Manifestação ocorreu na comunidade Vila Cearense. DNIT prevê início das obras de recuperação do trecho em até 60 dias, tempo demais para os motoristas que não aguentam mais enfrentar engarrafamentos e quebrar os veículos.
A manifestação ocorreu no perímetro urbano do município. Os moradores colocaram pneus na pista e atearam fogo, interrompendo o tráfego de veículos nos dois sentidos da estrada.
Segundo informações, o protesto foi motivado pela falta de manutenção da rodovia. Manifestantes afirmam que o trecho apresenta grandes crateras, dificultando a passagem de carros de passeio, caminhões e outros veículos que utilizam a BR-135 diariamente.
Durante o bloqueio, uma longa fila de veículos se formou no local. Motoristas precisaram aguardar a liberação da pista enquanto os moradores mantinham a manifestação e cobravam a presença de autoridades para discutir soluções para o problema.
Esta é a segunda interdição realizada pelos moradores em pouco mais de duas semanas. O último protesto ocorreu no dia 13 de junho, também em reivindicação por melhorias na infraestrutura da rodovia.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que o fluxo de veículos já foi retomado. A corporação também informou que aguardava a chegada de equipes do Corpo de Bombeiros Militar para apagar as chamas dos pneus utilizados durante o protesto.
Em nota, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) disse que está adotando medidas para contratar uma empresa especializada para executar obras no trecho. O serviço prevê a recuperação do pavimento entre os municípios de Bacabeira e Santa Rita.
De acordo com o órgão, a previsão é que os trabalhos comecem em até 60 dias. Ainda segundo o DNIT, a intervenção deve solucionar de forma definitiva os problemas registrados na rodovia.


