Home » Brasileiro diz que se preocupa com o clima, mas não sabe o que é a COP30 | COP30 Amazônia

Brasileiro diz que se preocupa com o clima, mas não sabe o que é a COP30 | COP30 Amazônia

by admin
Brasileiro diz que se preocupa com o clima, mas não sabe o que é a COP30 | COP30 Amazônia

Sete em cada dez brasileiros ainda não sabem o que é a COP30, ou nunca ouviram falar do evento, como indica uma pesquisa da agência de inteligência de dados Ponto MAP. Promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para discutir as mudanças climáticas, a COP30 será realizada nesta semana em Belém (PA).

Apesar do desconhecimento sobre a conferência, 86% das pessoas que participaram da pesquisa afirmaram que o meio ambiente é uma prioridade em suas vidas. O levantamento mostra que o interesse pelo tema ambiental cresce, mas ainda há um grande distanciamento entre o discurso e a prática.

O estudo ouviu 1.546 pessoas em todas as regiões do país, em 559 municípios, com margem de erro de 2,4%. Entre os entrevistados, 52% são mulheres e 48%, homens. A maioria tem mais de 35 anos e pertence às classes C e D.

Segundo o levantamento, quando o assunto é a COP30, o desconhecimento é generalizado: 73% dos respondentes não têm certeza do que se trata ou nunca ouviram falar, e metade não sabe onde a conferência será realizada.

Para Marilia Stabile, presidente do conselho da Ponto MAP, o problema está na forma como se fala sobre meio ambiente. “Quando o tema é sustentabilidade ou COP30, a conversa costuma ser muito técnica, feita para governos, empresas ou especialistas. O público comum não se reconhece nisso. As pessoas entendem o meio ambiente quando ele entra na vida delas”, afirma.

A especialista afirma que o uso de jargões ou de um discurso muito acadêmico ou político acaba afastando a população. “O público sabe o que é meio ambiente quando tem uma chuvarada, quando ocorrem enchentes ou desastres”, diz. “Então, é uma questão de linguagem. É preciso superar o desafio de falar com a população. É importante democratizar essa comunicação, trazendo o tema para o cotidiano das pessoas.”

De acordo com o levantamento, a geração Z é a mais distante do assunto: 53% nunca ouviram falar da conferência e 61% não sabem onde ela será realizada. Para a executiva-chefe (CEO) da Ponto MAP, Giovanna Masullo, isso reforça a dificuldade de comunicação sobre o tema.

Mesmo com os desafios, 56% dos entrevistados dizem que as mudanças climáticas já afetam o seu dia a dia, seja na saúde, na rotina, no lazer ou no transporte. Para 40%, o clima interfere diretamente no bem-estar e nas atividades diárias. Ainda assim, apenas um terço da população (33%) afirma adotar atitudes de preservação ambiental, como reciclar ou consumir de forma responsável. Outros 43% dizem se preocupar, mas admitem fazer pouco, e 18% reconhecem a importância do tema, mas não adotam nenhuma ação no cotidiano.

Uma pesquisa da Kantar, feita com mil pessoas, reforça esse cenário: 87% dos brasileiros dizem querer fazer escolhas mais sustentáveis, mas só 35% mudaram seus hábitos de consumo. Os principais obstáculos são o preço alto e a falta de informação.

Segundo Stabile, o desafio é justamente tornar essa conversa mais próxima do cotidiano. “Quando a comunicação é clara e assertiva, ela mobiliza.”

Créditos

You may also like