O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se disse feliz porque o presidente dos Estados Unidos, Donald Trumnp, começou a redução de algumas taxações sobre produtos brasileiros. Ele afirmou que essas coisas vão acontecer na medida em que “a gente consiga galgar o respeito das pessoas, já que ninguém respeita quem não se respeita”.
- Taxação: governo dos EUA reduz taxação sobre produtos brasileiros
— Quando o presidente dos EUA tomou a decisão de fazer a supertaxação, todo mundo entrou em crise, ficou nervoso. Eu não costumo tomar decisão quando estou com 39 graus de febre porque posso cometer erros — disse Lula durante abertura do Salão do Internacional do Automóvel em São Paulo.
Lula afirmou que em política e economia não tem mágica e tem que se fazer o que é possível, sem pegar ninguém de sobressalto.
O presidente Donald Trump anunciou nesta quinta-feira que certos produtos agrícolas importados do Brasil pelos americanos não serão mais alvo da tarifa adicional de 40%, incluindo carne bovina, tomate, café, banana, açaí e outros.
A decisão, que menciona as negociações iniciadas após conversas entre Trump e o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, é o primeiro avanço significativo do esforço do governo brasileiro para derrubar o tarifaço sobre exportações brasileiras para os EUA, que chegam a 50%.
Na decisão publicada pela Casa Branca, o presidente retira a sobretaxa de 40% que havia imposto em agosto a uma série de produtos brasileiros alegando motivos comerciais e políticos. A medida acabou encarecendo produtos básicos como café e carne para os americanos.
