Home » Mais de 100 migrantes detidos depois de ser descoberto túnel entre a Polónia e a Bielorrússia

Mais de 100 migrantes detidos depois de ser descoberto túnel entre a Polónia e a Bielorrússia

by admin

De Mateusz Jaronski & Jan Bolanowski & Paweł Głogowski

Publicado a

Agentes da guarda de fronteiras da Polónia revelaram na quinta-feira ter descoberto uma passagem ilegal sob a fronteira polaco-bielorrussa que terá sido atravessada por mais de 180 migrantes.

Os migrantes entraram em território polaco através do túnel escavado sob uma barragem perto de Narewka, na região de Podlaskie.

Graças a sistemas eletrónicos integrados, os agentes conseguiram localizar rapidamente as pessoas que atravessaram a passagem subterrânea. Até à data, foram detidas mais de 130 mas as buscas ainda estão a decorrer.

O túnel tinha várias dezenas de metros de comprimento e cerca de 1,5 metros de altura.

A entrada, escondida na floresta do lado bielorrusso, ficava a cerca de 50 metros da fronteira, enquanto a saída estava localizada a apenas 10 metros da barreira polaca.

Os agentes sublinham que soldados, polícias e cães de busca também participaram na operação, o que permitiu a detenção imediata da maioria dos imigrantes.

Cidadãos afegãos e paquistaneses predominam entre os detidos, mas o grupo incluía também residentes da Índia, do Nepal e do Bangladesh.

Dois condutores foram detidos em simultaneo. Trata-se de um polaco de 69 anos e de um lituano de 49 anos. Os homens pretendiam introduzir clandestinamente os imigrantes na Europa Ocidental.

Este é o quarto caso descoberto este ano por agentes da secção de Podlaskie da guarda de fronteiras.

No início de dezembro, os serviços registaram dias sem quaisquer tentativas de atravessar ilegalmente a fronteira, mas em meados de novembro a Polónia decidiu reintroduzir o tráfego em determinados postos fronteiriços com a Bielorrússia, o que poderá ter contribuído para o aumento da atividade dos migrantes.

Créditos

You may also like