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Panasonic enfrenta dificuldades com apostas recentes para crescimento | Empresas

by admin

A Panasonic está com dificuldades para cultivar novos negócios que possam garantir seu crescimento futuro. O lançamento de um aplicativo de inteligência artificial voltado para o consumidor está atrasado e um serviço de apoio doméstico lançado em 2021 será descontinuado em janeiro.

A Panasonic anunciou o Umi, um serviço de inteligência artificial voltado para a família, na feira de tecnologia CES em Las Vegas, em janeiro passado. A empresa japonesa delineou um plano para elevar a participação das vendas de negócios baseados em inteligência artificial para 30% até 2035, triplicando o nível do ano fiscal de 2024, com o Umi como um dos pilares.

Mas, em um evento para investidores em 2 de dezembro, o executivo-chefe (CEO) do grupo, Yuki Kusumi, afirmou que o serviço não será lançado este ano, como planejado.

“Precisamos tomar uma decisão definitiva sobre o Umi”, disse ele.

O Umi utiliza uma inteligência artificial treinada com base nas preferências e hábitos de vida dos membros da família por meio de um aplicativo, fornecendo sugestões de dieta e exercícios para promover um estilo de vida saudável. A ideia era usar Claude, um chatbot de inteligência artificial da startup americana Anthropic.

Em maio, Kusumi disse ter recebido notícias de Yoky Matsuoka, executiva da Panasonic responsável pelo desenvolvimento do Umi, de que o projeto estava cerca de 80% concluído, e que a próxima etapa seria o aprimoramento.

Mas, no evento deste mês, não houve menção aos planos para o Umi, e a referência de Kusumi a tomar uma “decisão definitiva” não foi explicada. A exposição da Panasonic na CES em janeiro de 2026, cujo conteúdo foi anunciado na sexta-feira, concentra-se em áreas B2B, como sistemas de armazenamento de energia para data centers, e não inclui o Umi.

Kusumi afirmou que a Panasonic não tem intenção de interromper a expansão de seus negócios de inteligência artificial apenas porque a empresa está passando por reformas estruturais — que visam cortar 10 mil empregos e otimizar negócios de baixa lucratividade. Mas o Umi não é o único novo projeto com dificuldades.

A Panasonic encerrará em 30 de janeiro o Yohana, um serviço de apoio doméstico oferecido por meio de uma subsidiária desde 2021.

“A decisão foi tomada com base em uma avaliação abrangente do ambiente de negócios”, afirmou a empresa.

O Yohana consistia em um aplicativo para solicitar tarefas como compras e organização de viagens, que eram executadas por uma equipe dedicada. O serviço estreou nos Estados Unidos em 2021 e no Japão em 2022, inicialmente limitado à região metropolitana de Tóquio, antes de se expandir para todo o país em junho de 2024.

A CEO da subsidiária responsável pelo Yohana é Matsuoka, a mesma executiva que dirige a Umi. Ela atuou anteriormente como vice-presidente do Google e foi recrutada diretamente pelo ex-presidente da Panasonic, Kazuhiro Tsuga. Esperava-se que ela trouxesse para a Panasonic a agilidade e o desenvolvimento de software típicos do Vale do Silício.

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