Home » Prefeitura do Rio começa a capacitar 330 novos alunos da Divisão de Elite da Guarda Municipal

Prefeitura do Rio começa a capacitar 330 novos alunos da Divisão de Elite da Guarda Municipal

by admin

A Prefeitura do Rio de Janeiro começou a capacitar, na terça-feira, 330 novos alunos da segunda turma da Divisão de Elite da Guarda Municipal (GM-Rio) — Força Municipal. O treinamento é voltado para o enfrentamento de delitos urbanos, concentrado principalmente em roubos e furtos que ocorrem em áreas com alto índice de crimes. A capacitação é obrigatória e eliminatória.
O curso será ministrado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A carga horária é de 440 horas, com aulas que incluem técnicas de abordagem, defesa pessoal, armamento munição e tiro, gerenciamento de crises, direção veicular policial e direitos humanos.
Também serão ofertados pela Prefeitura do Rio módulos complementares, como treinamento com câmeras corporais, corregedoria, sistemas, procedimentos operacionais padrão (POPs), ouvidoria, e outros.
A primeira turma da Divisão de Elite da Guarda Municipal (GM-Rio) está cursando no momento os módulos ministrados pela prefeitura. A previsão é de que os alunos formados nas duas turmas estejam nas ruas até março de 2026.
‘Agentes mais preparados’
A capacitação teve início durante uma cerimônia na academia da corporação, localizada na sede da Superintendência da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Irajá, bairro na Zona Norte da cidade. Participaram do evento o prefeito Eduardo Paes, o vice-prefeito Eduardo Cavaliere e o diretor-geral da Força Municipal, Brenno Carnevale.
— A Força Municipal tem o objetivo de auxiliar as forças de segurança pública do estado. Com ela, a gente imagina que pode liberar, especialmente a Polícia Militar, para ações de retomada de territórios. Queremos colocar nas ruas os homens e mulheres mais bem preparados — afirmou o prefeito.
Já Carnevale, destacou que os agentes “atuarão em áreas previamente definidas por manchas criminais”.
O objetivo da guarda é atuar principalmente de maneira preventiva e ostensiva em áreas com grande circulação na cidade do rio no combate de roubos e furtos.

Créditos

You may also like