Lula discursa na abertura do Fórum Econômico da AL e Caribe, no Panamá
O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva está presente nesta quarta-feira (28) no Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe, sediado na Cidade do Panamá.
Lula será o segundo a discursar na abertura do evento, logo após o presidente anfitrião, José Raúl Mulino.
Os temas em destaque entre os líderes da região incluem infraestrutura e desenvolvimento, inteligência artificial, comércio, energia, mineração e segurança alimentar.
Também está programada uma visita a uma das eclusas do Canal do Panamá, onde os chefes de Estado posarão para a foto oficial do evento.
Na agenda de Lula, estão previstas reuniões bilaterais e encontros com outros presidentes presentes, como Equador, Guatemala, Bolívia, Chile e Jamaica.
Acordo de cooperação
Com o presidente panamenho, Lula deve assinar um acordo de cooperação abordando investimentos, expansão comercial e logística entre os países.
O Brasil é o 15º maior usuário do Canal do Panamá, com sete milhões de toneladas de produtos brasileiros exportados passando por lá.
O intercâmbio entre Brasil e Panamá aumentou em 78% no último ano, atingindo US$ 1,6 bilhão, com ênfase nas exportações brasileiras de petróleo e derivados.
O Panamá foi o primeiro país da América Central a se associar ao Mercosul.
Estima-se que Lula retorne ao Brasil ainda hoje, enquanto o fórum continua até quinta-feira (29), contando com a participação de mais de 2,5 mil líderes políticos, empresários e acadêmicos.

/https://i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/4/W/nrs2YWRdefq99i8A5iSA/2025-04-14t110227z-1-lynxmpel3d0en-rtroptp-4-argentina-markets-currency.jpg)
