×

Prefeitura Bacabal busca parceria com Sesi para realizar etapa internacional de robótica

Prefeitura Bacabal busca parceria com Sesi para realizar etapa internacional de robótica

Prefeitura Bacabal busca parceria com Sesi para realizar etapa internacional de robótica

Prefeitura e Fiema discutem parceria

O presidente da Federação das Indústrias do Maranhão (Fiema) e diretor regional do Serviço Social da Indústria (Sesi-MA), Edilson Baldez, reuniu-se na quinta-feira (05) com o prefeito de Bacabal, Roberto Costa, para tratar de uma parceria voltada à realização do FIRA RoboWorld Cup, uma das mais relevantes competições de robótica do Brasil, prevista para ocorrer entre 16 e 20 de março de 2026, no município.

A etapa estadual da competição deve reunir equipes em disputas que envolvem categorias de robótica educacional e de tecnologia. O evento também funciona como vitrine e, em alguns casos, etapa classificatória para o campeonato mundial FIRA RoboWorld Cup.

Segundo o prefeito Roberto Costa, a aproximação com o Sesi busca aproveitar a experiência da instituição na área de robótica educacional e na organização de competições do setor. A instituição é responsável pelo projeto Prototipando Sonhos, programa que leva laboratórios móveis de robótica a escolas públicas e já atende mais de 300 estudantes em aproximadamente 30 municípios do estado.

Equipes da Prefeitura de Bacabal e Sistema Fiema debatem parceria 

Títulos acumulados – As equipes maranhenses também acumulam títulos nacionais e participações frequentes em torneios internacionais, especialmente nas modalidades em parceria com a FIRST, como a LEGO League (FLL), FIRST Tech Challenge (FTC), a F1 in Schools (agora STEM Racing) e FIRST Robotics Competition (FRC).

Baldez afirmou que o Sesi está à disposição do município para contribuir tecnicamente com a realização da competição. A reunião contou ainda com a presença de representantes do IEMA, da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), secretários municipais das áreas de educação e tecnologia, além da superintendente regional do órgão, Regina Sodré, e da gerente da Escola de Bacabal, Magna Nascimento.

O prefeito Roberto Costa afirmou que o objetivo da reunião foi formalizar o pedido de apoio institucional.

“Viemos buscar o suporte do Sistema Fiema e do Sesi pela experiência que já desenvolvem na robótica educacional, reconhecida nacionalmente. Queremos realizar um evento internacional com padrão de qualidade e contribuir para o desenvolvimento tecnológico e educacional de Bacabal”, disse.

Créditos