Escrito en MOVIMENTOS el
O sindicato para aposentados é fundamental, pois representa, protege e fortalece os direitos de quem vive a aposentadoria, mas continua enfrentando desafios sociais, econômicos e políticos. É o caso do Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idoso (Sindnapi), que atua na defesa dos benefícios previdenciários, na luta contra redução nos valores dos benefícios, retirada de direitos e reformas que prejudiquem os aposentados, além de propor, acompanhar e fiscalizar políticas públicas voltadas à pessoa idosa.
“Por meio da união coletiva, o sindicato dá voz aos aposentados nas negociações com o governo e outras instituições, algo que dificilmente seria alcançado de forma individual”, destacou Milton Cavalo, presidente do Sindnapi. “Além disso, o sindicato oferece orientação e apoio jurídico, esclarecendo dúvidas sobre aposentadoria, pensões, revisões de benefícios e outros direitos”.
A entidade também proporciona aos associados atividades sociais, culturais, educativas e de saúde, combatendo o isolamento e contribuindo para o bem-estar físico e emocional dos aposentados. “Assim, o sindicato de aposentados não apenas protege direitos já conquistados, mas também contribui para uma melhor qualidade de vida, dignidade, participação social e valorização dos aposentados na sociedade”, explicou Andrea Angerami Gato, secretária-geral do Sindnapi.
Desta forma, a associação dos aposentados a um sindicato é fundamental para a garantia de direitos conquistados ao longo de toda uma vida de trabalho e para a busca contínua por uma melhor qualidade de vida. “Mesmo após a aposentadoria, muitos desafios permanecem, como a defesa do valor justo dos benefícios, o acesso a serviços de saúde de qualidade, a luta contra reformas que possam retirar direitos e a necessidade de políticas públicas que respeitem e valorizem os idosos”, lembrou Andrea.
“O sindicato atua como uma voz coletiva forte, capaz de representar os interesses dos aposentados nos governos, nas instituições e na sociedade, algo que seria muito mais difícil de alcançar individualmente”, completou a secretária-geral.
Ampliar poder de negociação
Para o Sindnapi, ao se associarem, os aposentados fortalecem a união da categoria, ampliam o poder de negociação e contribuem para a manutenção e ampliação de benefícios sociais, jurídicos e assistenciais.
“O sindicato também oferece atividades culturais, sociais e de lazer, promovendo integração, informação e bem-estar. Dessa forma, a participação sindical não se resume apenas à defesa de direitos, mas também à construção de um envelhecimento mais digno, ativo e consciente, no qual o aposentado se reconhece como sujeito de direitos e parte importante da sociedade”, afirmou Milton Cavalo.
Comunicar erro Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar
